BRASIL

É a economia, estúpido!, comenta comparativamente Adroaldo Quintela diante da conjuntura

É a economia, estúpido! James Carville – 1992

 

Entre 1991 e 1992 era apenas um economista e estudante brasileiro de esquerda, em Washington DC. As eleições americanas me interessavam como militante filiado ao Partido dos Trabalhadores. Torcia pela vitória de Bill Clinton, pelo Partido Democrata.

 

Em conversas com professores de centro- esquerda em março de 1992, eles eram unânimes em prever a vitória de George Bush, até mesmo porque tinha vencido a guerra.

 

Entretanto, a economia americana não estava bem. Em parte devido aos astronômicos gastos improdutivos com a guerra. Neste cenário, o marqueteiro James Carville teve uma grande sacada. A eleição presidencial de novembro de 1992 seria vencida pela economia. É a economia, seu estúpido! E foi. Clinton derrotou Bush pai.

 

O que isso tem a ver com o Brasil 31 anos depois? Estou convencido de que o desempenho da economia brasileira no decorrer de 2023, será crucial para mudar a correlação de forças na Câmara e no Senado.

 

A popularidade de Lula tende a crescer, apesar da taxa básica de juros imposta pelo Bacen a serviço da Faria Lima, e afinado com a direita e extrema direita bolsonarista.

 

Pela segunda semana consecutiva o conservador Relatório Focus do mercado financeiro, aponta para suave e persistente tendência de queda da inflação e aumento do PIB, em 2023.

 

O insuspeito Dieese está detectando queda dos preços da cesta básica, ratificando que os efeitos negativos da inflação está diminuindo gradativamente para classe trabalhadora.

A redução maior do que esperada na taxa do INPC medido pelo IBGE, revela que o IPCA tende a cair mais ainda, devido à redução dos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha. Não precisa ser economista para perceber a queda dos preços de verduras, frutas e carnes quando se vai às compras.

Se o governo Lula fosse mais ousado em termos de política econômica poderia criar um imposto sobre a exportação de milho e soja, cuja receita seria canalizada para a formação de estoques reguladores. Quais as consequências práticas dessa medida exitosa em países tais como Índia e Vietnam?

1. Os exportadores reduziriam e volume exportado e aumentariam a oferta interna. Com mais oferta no mercado doméstico, os preços para o consumidor final e pecuária caíriam.

2. Milho e soja integram a ração alimentar de frangos e porcos. Preços menores de insumos básicos implicam custos mais baixos. Consequência no prazo máximo de 120 dias: queda significativa dos preços de carne de frango e porco nas feiras e supermercados.

De todo modo, é de se esperar um cenário positivo para o desempenho da economia brasileira, nos próximos meses. Tal cenário repercutirá positivamente, em termos de melhora do mercado de trabalho e aumento da renda dos assalariados.
A conferir no segundo semestre de 2023.

Salvador, 30/6/2023

Adroaldo Quintela
Economista
Diretor-Executivo
Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp