BRASIL

E-books com síntese das reuniões preparatórias da 5CNCTI serão apresentados na 76ª SBPC

Uma síntese das propostas de políticas públicas que foram coletadas durante os encontros preparatórios da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) foi apresentada, nesta quarta-feira (10), durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará.

 

Na conferência “Preliminares da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, o secretário-geral da 5CNCTI, Sergio Rezende, apresenta dois e-books elaborados na plataforma Issu com uma prévia das sugestões coletadas nas conferências livres, temáticas e regionais que aconteceram em todo Brasil.  Para acessar os e-books clique aqui conferências livres e temáticas e regionais. 

 

Cada um dos e-books têm mais de 200 páginas e foram elaborados pela Subcomissão de Sistematização e Documentação da conferência, coordenada pela Francilene Garcia (SBPC/SP). De dezembro de 2022 a maio de 2023 foram registradas 200 reuniões preparatórias no país, sendo 14 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 29 encontros temáticos (conferências e seminários); 157 livres e cinco regionais (Sudeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste).

 

5CNCTI

 

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece nos próximos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no espaço Brasil 21, em Brasília, como o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. A 5CNCTI foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596.

 

O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos. A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

 

A 5ª Conferência é o mais importante evento voltado à participação e ao debate das políticas públicas do setor e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Finep.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp