BRASIL

E eis que ressurge o PTB numa fase adequada aos ajustes conjunturais; Vivaldo e Chico Lopes têm Raizes para impactar

A cena político – partidária brasileira convive com diversos movimentos no campo progressista a intuir que a Esquerda brasileira vive um momento típico de Divã, sem saber como se conduzir diante da conjuntura na qual o Governo Lula precisa negociar com a Direita representada pelo Centrão, sem o qual não governa. Só que a partir do próprio PT há enfrentamento e desconforto interno a merecer críticas públicas.

 

A rigor, toda a Esquerda anda impotente e sem mobilização de rua como antes , daí constatar-se a existência da Direita impondo-se diante da sua condição majoritária no Congresso Nacional.

 

RESSURGE O BRIZOLISMO



É dentro deste contexto, que 2023 terminou com um marco aparentemente só cartorial levando personalidades da Política longe dos negócios, a exemplo de Vivaldo Barbosa, constituinte em 88 pelo PT, Brizola Neto, Brizola Sobrinho, etc a reestruturar o PTB à base dos ideais de Brizola deletando de vez os presságios politicos de Roberto Jeferson. Surge um partido revigorado.

 

UM MICRO ESPAÇO 

 

Chega 2024 e, na Paraíba, o ex-deputado estadual pelo PT, Chico Lopes, é anunciado por Vivaldo Barbosa como novo presidente da Comissão Provisória visando estruturar à base dos Movimentos Populares o PTB inclusivo, agregador e ideologicamente progressista. A ordem é compor um partido a atrair os descontentes progressistas das tantas legendas.

 

Eis a instigante Missão de Chico Lopes sabendo da necessidade de conviver com os demais integrantes da Comissão Provisória, ou seja Cristiane Valéria Lucena, vice- presidente; Ednaldo Alves, secretário geral; Josélio Costa, Secretário de Organização Partidária; Francisco Francinaldo de Souza, secretário especial, pois é deste agrupamento que ressurge esperanças, conforme diversos relatos.

 

 

 

Em síntese, há um burburinho em torno dos próximos passos do PTB paraibano sabendo-se de diálogo prévio com o significado de Lula e o PT, bem como com João Azevedo, mas precisando se impor com políticas inclusivas dos movimentos sociais diante de partidos progressistas engessados.

 

Não há dúvidas de que, independentemente de reações por ventura tratadas de animadoras, a missão do “novo”  PTB vai exigir muito para sua existência em todo estado. Agora é aguardar para ver o tamanho da ousado trabalhista em campo dito como fértil na atual conjuntura.

 

CHICO LOPES

 

Conta a história que ele é o primeiro e ex – deputado estadual do PT sobrevivendo até a atualidade mantendo-se coerente com sua identificação no campo progressista e dos movimentos populares.

 

São estes valores que têm repercutido diante de missão hercúlea mas tratada como estimuladora. Agora é ver no que vai dar.

 

ÚLTIMA

 

“Em terra de cego/ quem terminou olho é rei “

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp