NORDESTE

Eleições municipais: Nordeste brasileiro destaca-se em meio a crescimento de pré-candidatos LGBTI+

 

O número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais deste ano tem crescido de forma expressiva em todo o Brasil. Segundo o primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+, foram cadastradas 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa, um indicativo importante da diversidade e representatividade que tem sido buscada nos pleitos eleitorais.

 

No Nordeste brasileiro, essa tendência de aumento de pré-candidatos LGBTI+ também se faz presente. Com estados como Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão apresentando um total de 25 pré-candidatos, a região nordestina se destaca como uma das mais engajadas nesse movimento de inclusão política.

 

Cláudio Nascimento, diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, enfatiza que o objetivo do programa é promover uma maior representatividade das pré-candidaturas LGBTI+ de forma suprapartidária. Segundo ele, “Não temos preferência por nenhum partido, porque é um trabalho não governamental, e entende que cada um se organiza do jeito que achar melhor”.

 

O crescimento dessas pré-candidaturas no Nordeste é visto como um avanço significativo, especialmente no que diz respeito ao debate sobre direitos e cidadania da comunidade LGBTI+. Para Nascimento, é fundamental ter mais pessoas aliadas à pauta da cidadania LGBTI+, trazendo uma visão específica e realidade da comunidade para os espaços legislativos municipais.

Distribuição das pré-candidaturas por estado no Nordeste:

  • Pernambuco: 9 pré-candidatos
  • Bahia: 5 pré-candidatos
  • Ceará: 5 pré-candidatos
  • Alagoas: 4 pré-candidatos
  • Piauí: 4 pré-candidatos
  • Rio Grande do Norte: 4 pré-candidatos
  • Maranhão: 3 pré-candidatos

 

Além disso, é relevante destacar que o boletim parcial aponta uma mudança significativa na composição das pré-candidaturas, com 52,7% dos pré-candidatos sendo pessoas negras (pretas e pardas), um dado que evidencia a diversidade étnica e racial dentro do movimento LGBTI+ na política nordestina.

 

O presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, reforça o apoio da organização a todas as candidaturas e aliadas à causa, oferecendo suporte em relação à violência política, notícias falsas (‘fake news’) e discursos de ódio contra cada candidatura. Para ele, é essencial que “Somos cidadãs que devem ter representação nos espaços públicos de poder”.

 

Com a divulgação regular de novos dados e a proximidade das convenções partidárias entre junho e agosto, espera-se que o número de pré-candidaturas LGBTI+ no Nordeste e em todo o país continue a crescer, fortalecendo assim a diversidade e a representatividade política dessa comunidade.

 

Revista NORDESTE com Agência Brasil


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp