NORDESTE

Eleições nos cinco estados selam futuro do Nordeste, inclusive da Presidência da República

Em meio à polarização e incertezas para eleição à Presidência da República, o Nordeste também se insere nesse contexto, quando em cinco Estados ocorre segundo turno: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, os eleitores voltam às urnas no próximo dia 30 de outubro.

A Revista Nordeste traz um panorama de quem são os protagonistas nesse segundo turno e as últimas projeções de cada um dos cinco estados, segundo recentes pesquisas eleitorais.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na edição nº 189 da Revista NORDESTE.

Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB) disputa com Rodrigo Cunha (União Brasil). No primeiro turno, o atual governador Paulo Dantas saiu na frente com 46,64%, um total de 708.984 votos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Rodrigo Cunha, do União Brasil, ficou em segundo lugar com 26,79% e um total de 407.220 votos.

Recentemente, por decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi mantida a decisão que afastou do cargo o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e autorizou a operação da Polícia Federal para continuar as investigações.

A investigação apura desvios de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas, da qual Dantas foi deputado até maio deste ano, quando foi eleito indiretamente ao cargo de governador após a renúncia de Renan Filho (MDB-AL). Os fatos sob investigação teriam ocorrido entre 2019 e 2022.

Aliados do governador questionam porque a PF e as instituições jurídicas não procederam da forma abrupta em relação ao presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Artur Lira, etc, portanto consideram ação política partidária da Polícia Federal no caso.

Apesar desse impasse, em pesquisa da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), divulgada na sexta-feira (14), o cenário estimulado mostra Paulo Dantas (MDB) na frente, com 46,74% das intenções de voto. Rodrigo Cunha (UB) aparece em segundo lugar, com 30,7% dos votos.

Na Bahia, o petista Jerônimo Rodrigues desbancou a liderança do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), no primeiro turno, onde ocorreu uma reviravolta em relação às pesquisas eleitorais. Jerônimo registrou 49,45%, um total de 4.019.830 votos. ACM teve 3.316.711 votos, 40,80%.

Agora, para o segundo turno, a disputa está ainda mais apertada. A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record, divulgada na quinta-feira (13), aponta para empate na disputa pelo governo da Bahia no segundo turno da eleição.

A intenção de votos tanto para Jerônimo Rodrigues (PT) quanto para ACM Neto (União Brasil) é de 50% dos votos válidos, critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na soma dos votos.

Na Paraíba, o atual mandatário do governo João Azevêdo (PSB) disputa com o tucano Pedro Cunha Lima. O primeiro teve 39,65% do total, 863.174 votos. Pedro Cunha Lima registrou 23,90%, 520.155 votos.

Na corrida ao segundo turno ao Palácio da Redenção, pesquisa Record/Real Time Big Data sobre intenção de voto para o governo da Paraíba, divulgada na terça-feira (11), mostra o governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), com 55% dos votos válidos, e Pedro Cunha Lima (PSDB) com 45%.
Em Pernambuco, pela primeira vez na história o estado será governado por uma mulher: Marília Arraes (Solidariedade) ou Raquel Lyra (PSDB).

No primeiro turno, Marília obteve uma pequena vantagem sobre a tucana Raquel Lyra. A neta do ex-governador Miguel Arraes teve 1.175.651 votos, 23,97% do total. Lyra somou 1.009.556 votos, 20,58%.

Com os devidos apoios selados e, mesmo com o apoio do governador do Estado, Paulo Câmara e de parte do PSB local, e do candidato à Presidência, o ex- presidente Lula (PT), Marília Arraes aparece em segundo lugar em pesquisa feita pelo Ipec, no dia 11 de outubro com 46%. Raquel Lyra, que conta com apoio multipartidário e sem declarar apoio oficial a nenhum candidato à presidência da República, estava em primeiro, com 54% das intenções de votos.

Em Sergipe, disputam Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD).

O candidato Rogério obteve 44,70%, um total de 338.796 votos. Fábio registrou 294.936 votos, 38,91%.

Para o segundo turno, em levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado na quarta-feira (12), mostrou o candidato Rogério Carvalho (PT) com 42% das intenções de voto. O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) estava com 34%. Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Rogério tinha 55% e Fábio, 45%.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp