Nordeste

Eleito em Alagoas, Paulo Dantas vai estabelecer plano estratégico priorizando o desenvolvimento

O governador Paulo Dantas afirmou, na manhã desta segunda-feira (16/05), que vai estabelecer um plano estratégico e objetivo, tendo como prioridade o equilíbrio das contas públicas e, ao mesmo tempo, que promova o desenvolvimento humano. “Nosso maior objetivo é darmos continuidade ao governo anterior, que vinha promovendo o equilíbrio fiscal necessário e deu a condição ao Estado de investir em áreas essenciais para a sociedade, como saúde, educação e segurança pública”, ressaltou o governador, durante entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, no Museu Palácio Floriano Peixoto.

 

Ele observou que Alagoas tem uma dívida social histórica, que se agravou com a pandemia do Coronavírus. “Vamos dar prioridade ao desenvolvimento humano, às pessoas, a nossa gente; e isso se faz não só por meio do desenvolvimento social, mas, também, fortalecendo a agricultura familiar, o turismo, o setor de serviços, as indústrias. Estamos focados em trazer mais oportunidades para todos esses setores”, assegurou.

 

Paulo Dantas pretende também dar continuidade aos projetos da área social que estão dando certo, como o Criança Alagoana (Cria), que distribui auxílio financeiro a 130 mil famílias de baixa renda, no valor de R$ 150. “Além do Cria, temos o Programa Escola 10, que deu protagonismo aos alunos alagoanos. Muita gente não sabe, mas muitos estudantes não tinham um calçado, uma calça para vestir, e acabavam ficando desestimulados de irem à escola”, lembrou.

 

Por meio do programa, além de ajudar ao aluno e sua família, o Governo conseguiu aumentar o número de matrículas nas escolas estaduais em 30%. “Esse programa inovador foi considerado o melhor do país na área de educação. Nenhum estado teve acréscimo no número de alunos matriculados, pelo contrário, tiveram redução”, observou Paulo Dantas.

 

O governador destacou ainda o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), destinado a ajudar famílias mais carentes. “O Fecoep será utilizado com todo fundo para esse fim, para investir em educação, para fazer com que o pequeno produtor, o agricultor familiar, principalmente do Sertão, que sofre com a escassez de água, tenha acesso à água. É inconcebível que, em pleno século XXI, no ano de 2022, tenhamos família passando fome e insegurança alimentar”.

 

Segundo ele, o Canal do Sertão é um grande vetor de desenvolvimento em Alagoas; a segunda obra mais importante do país, onde já foram investidos bilhões de reais. Segundo ele, as obras estão paradas em Alagoas, porque o governo federal não fez nenhum aporte de recursos nos últimos anos. “Temos que utilizar o Canal do Sertão para promover o desenvolvimento no Sertão”.

 

Para desenvolver a região, Paulo Dantas anunciou a execução do projeto Gavião, que consiste numa área em São José da Tapera, onde serão desenvolvidos projetos de irrigação. “Será lançado um edital pelo governo, e os produtores rurais interessados em produzir na área assinarão um termo de compromisso com o Estado”.

Secretariado

 

Outro tema abordado na entrevista foi o novo secretariado do governo, que tomou posse na manhã desta segunda-feira (16/5), composto em sua maioria por mulheres. “São 12 mulheres e 11 homens no primeiro escalão, um fato histórico inédito em todo o país”, destacou o governador, que também falou sobre do retorno do secretário da Fazenda, George Santoro, e da indicação de Renata dos Santos para a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), considerados peças fundamentais para Alagoas chegar ao patamar de equilíbrio fiscal que tem hoje. “Alagoas é o único Estado hoje que consegue fazer investimentos com recursos próprios”, enfatizou.

 

As áreas de saúde, educação e segurança pública também foram citadas como prioridades de governo e, que, por meio da Sedetur, será executado um plano para atrair mais empresas ao Estado. “Para isso é preciso melhorar a segurança pública, a saúde, a educação, o saneamento básico e meio ambiente”, pontuou.

Compromisso com os servidores

 

Paulo Dantas assegurou ainda seu compromisso de manter a folha de pagamento dos salários em dia. “Esse é o nosso maior compromisso. Os servidores públicos podem ficar tranquilos, porque garantiremos o pagamento em dia e manteremos sempre um diálogo aberto com o funcionalismo”, afirmou, salientando que teve a felicidade de, como deputado estadual, ser o relator de todos os Planos de Cargos e Carreiras dos servidores públicos estadual, que promoveu a valorização de várias carreiras no Estado.

 

O governador também falou na entrevista que pretende manter um relacionamento harmônico com os Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e com os prefeitos alagoanos. “O meu relacionamento com a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e o Ministério Público se dará com muito respeito, equilíbrio, moderação, buscando caminhos para atender aos interesses da sociedade. O papel do governo do Estado deve ser coordenador de políticas públicas junto com os municípios”, finalizou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp