PERNAMBUCO

Em Brasília, Suape é o mais premiado no Portos + Brasil 2023

Estatal, que ganhou o primeiro lugar na categoria Movimentação de granéis líquidos, foi a mais premiada na cerimônia ocorrida em Brasília, na noite desta quarta-feira (9)

 

 

Em cerimônia realizada em Brasília, na noite da última quarta-feira (9/8), o Porto de Suape ganhou quatro troféus do Prêmio Portos + Brasil, concedidos pelo governo federal, em reconhecimento aos avanços conquistados em 2022. Suape ficou em primeiro lugar na categoria Crescimento da movimentação: granéis líquidos; em segundo lugar no Crescimento da movimentação total dos portos públicos e na Execução de investimentos planejados; e em terceiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP.

 

O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), premia os atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros que se destacaram em 2022.

 

A solenidade contou com a participação do ministro Márcio França; do secretário Nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico; o secretário-executivo do ministério, Roberto Gusmão; e de autoridades dos Poder Executivo, Legislativo (estadual e federal), e do segmento portuário. O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, e o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, receberam as premiações. Essa não é a primeira vez que Suape se destaca no evento. O porto já conquistou a liderança na categoria Execução de Investimentos Planejados, em 2021.

 

“Os troféus são resultado da excelente estrutura oferecida por Suape e das boas práticas nos serviços ofertados por toda a comunidade portuária de Suape. Entre . Estamos muito orgulhosos pelas colocações, pois elas que são fruto de muito trabalho em equipe. Tudo realizado com planejamento estratégico e baseado em dados. Além disso, estamos investindo em inovação, trazendo conceitos e plataformas que agreguem, cada vez mais, o dia a dia de quem participa das operações. A ideia é projetar o porto internacionalmente, fazendo com que a estatal seja um ‘case’ bem-sucedido de aplicação de transformação digital em gestão portuária”, ressalta Marcio Guiot.

 

Os prêmios foram entregues aos três primeiros lugares de cada uma das 10 categorias, que consideraram resultados financeiros, de movimentação e de boa gestão. Os dados foram informados pelas autoridades portuárias e/ou solicitados à Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Antaq e à Marinha do Brasil. A premiação completa está no link https://l1nk.dev/1qWtf.

 

“Os resultados do primeiro semestre deste ano reforçam os bons ventos para o Porto de Suape. Além do crescimento de 5% na movimentação de cargas em relação a 2022, totalizando 12.176.011 toneladas, a Autoridade Portuária registrou 768 atracações de navios entre janeiro e junho deste ano, número 7% superior aos seis primeiros meses de 2022. Os números comprovam que estamos na direção certa para o crescimento exponencial do porto”, ressalta o diretor Nilson Monteiro.

 

RESULTADOS

 

De acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado em julho deste ano, os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação semestral do Porto de Suape, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4.4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp