Nordeste

Em Mossoró/RN, é alta a expectativa para abertura do Fórum do Semiárido; foco é apresentar soluções 

Idealizado pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, presidida pelo deputado federal, General Girão, o “Fórum de Desenvolvimento do Semiárido de 2020” pode transformar a realidade de milhares de famílias da região e beneficiar mais de 20 milhões de pessoas.

O evento será aberto pelo Vice-Presidente da República, @vprhamiltonmourao, e com presença de diversas autoridades que passarão pelo evento ao longo de três dias, como o Ministro da Educação, @mribeiro.mec; Ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, @astropontes; Ministro do Desenvolvimento Regional, @rogerio.smarinho; Senador @eduardogiraooficial; Deputada Federal, @biakicis dentre outros.

O Fórum é a base para o novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido e começa ãs 14 horas dehoje, dia 3, se encerrando no sábado dia 5, em Mossoró (RN). O desenvolvimento do PDS está em curso e, com a sua implementação, estima-se que 1 milhão de hectares poderão se beneficiar com a produção irrigada e alta tecnologia, principalmente com a ampliação de fruticultura irrigada podendo gerar anualmente um valor bruto de R$ 70 bilhões, injetando cerca de R$ 10,5 bilhões em impostos e pelo menos três milhões de empregos diretos.

Além do Fórum, o evento oferece um pavilhão com Feira de Exposição aberto ao público e seguindo os protocolos de segurança devido a pandemia causada pela Covid-19. O espaço terá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais.

Amanhã, dia 4, os debates estarão acontecendo na Universidade Federal Rural do Semiárido – UNIFERSA, onde todos os segmentos: agentes públicos, empresas e representantes da sociedade estarão debruçados debatendo os 13 eixos temáticos propostos, tais como: a água e seu aproveitamento no semiárido, educação, segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, transporte  e logística, entre outros.

O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido será transmitido ao vivo com um novo olhar para a região.

Acompanhe pelo canal do YouTube: Semiaridobrasil, pelo link:
https://m.youtube.com/channel/UCX6N_qiAPQ4mDKWH1T1YmnQ


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você