NORDESTE

Em nova fase do Plano de Contingência do Estado, Sergipe libera visitas no sistema prisional

O início da retomada das visitas aos internos do sistema prisional consolidou o sucesso, segundo o Governo de Sergipe, do Plano de Contingência da Secretaria da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Com o surgimento dos primeiros casos confirmados da Covid-19 no Estado, foi necessário o desenvolvimento de ações para a redução dos riscos de contágio nos presídios. O plano, que segue as diretrizes das autoridades de saúde, trouxe orientações sobre a higienização, suspensão das visitas e uso de equipamentos de proteção individual, desde o mês de março.

O Plano de Contingência foi fundamental par a aplicação do Plano de Retomada Progressiva, que teve início na última segunda-feira(14). Desde o mês de março, quando houve o primeiro caso confirmado de infecção pelo coronavírus no estado, a Sejuc, junto às autoridades de saúde e ao Governo do Estado, desenvolveu uma série de ações e medidas para que fossem reduzidos os riscos de contágio pela Covid-19 no sistema prisional sergipano.

Dentre as ações adotadas, e que continuam em prática, estão as orientações sobre a importância da higienização das mãos, da limpeza e sanitização das unidades prisionais e dos veículos, assim como a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI), como as máscaras de proteção e álcool em gel.

A Sejuc também criou um pavilhão especial, localizado na futura unidade que será utilizada para o sistema semi-aberto, onde os internos que são direcionados às unidades prisionais, ficam em quarentena, para que não haja a disseminação do coronavírus. As internas do Projeto Odara, que fica localizado no Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, receberam materiais que foram doados para a confecção de máscaras, distribuídas aos internos e aos servidores públicos.

O secretário da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, destacou a importância das ações adotadas pela secretaria, em conjunto com os servidores e o Governo do Estado. “Desenvolvemos um plano, em vigor desde o mês de março, que possibilitou que fizéssemos um controle nas unidades prisionais, para evitar que a pandemia atingisse, fortemente, o sistema. Como resultado, conseguimos manter a disseminação controlada e retomamos, de forma gradual, as visitas aos internos”, enfatizou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp