Bahia

Em Salvador, Centro Histórico ganha programação especial de São João 

Foto: Mário Sérgio/Divulgação
A partir deste sábado (18) até o próximo dia 26, o Centro Histórico de Salvador entra em clima junino com programação diversificada que inclui música, gastronomia, apresentação de quadrilhas, oficinas, exposições e muita diversão para pessoas de todas as idades, resgatando as tradições do período. O evento é realizado pela Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), além da iniciativa privada.

 

O São João do Centro Histórico vai tomar conta das ruas, praças, largos, casarões e equipamentos culturais, desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio, divididos em dois circuitos: o Pra Lá de Bão, com 165 atrações completamente gratuitas, e o Pra Ficá Mió, com 73 ações a preços populares. Serão 27 eventos por dia e 432 artistas envolvidos.

 

O evento funcionará também como propulsor de renda para famílias que ali residem e terá a presença grupos identitários. A magia perpassará pelos tambores do Pelô, que tocarão baião, pelas baianas, que vestirão chita, e os capoeiristas jogarão com chapéus de palha. E quem passar pelas ruas do Centro Histórico pode ainda se deparar com “Gonzagão”, interpretado pelo ator Vitório Emanuel, que deu vida ao Rei do Baião no espetáculo “O Voo da Asa Branca”.

 

A titular da Secult, Andréa Mendonça, falou da satisfação de trazer um pouco da tradição junina, tão comum em cidades do interior, para a capital. “Soteropolitanos e turistas vão vivenciar um verdadeiro São João, com muito arrasta-pé, comidas típicas, bandeirolas e quadrilhas”, declarou.

 

Estrutura – Para a realização do evento, serão reforçados os serviços de iluminação, limpeza, ordenamento do comércio ambulante e proteção ao patrimônio público, além de oferecimento de serviços como fraldário e sanitários químicos. Nesses oito dias, o Elevador Lacerda funcionará em horário especial: das 7h à meia-noite. O estacionamento Delta Parking cobrará tarifa única de R$20. Confira as atrações:

 

CIRCUITO PRA LÁ DE BÃO (gratuito) 

 

Praça Municipal – No principal acesso ao Pelourinho, será montada a Tenda Bem Vindo ao São João do Centro Histórico, onde os visitantes serão recepcionados por baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim gratuitamente, com funcionamento das 10h às 17h.

 

Praça da Sé – A Feira das Mulheres Negras será realizada todos os dias, das 10h às 19h, com peças tradicionais produzidas por artesãs de comunidades quilombolas, de terreiros e de bairros periféricos do Recôncavo e também da capital. O local também abrigará o palco da Estação de Forró São Pedro, das 17h às 20h, com shows de Geraldo Pita e Trio Alvorada, Trio Baruá, Grupo Chita Fina, Rafael Sá, Forró Fissura, Projeto na Batida do Paraguaçu e Luciano Sanfoneiro.

 

Terreiro de Jesus – A praça receberá todos os dias, das 15h às 19h, as Barracas de Brincadeiras Juninas com arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, argolas, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a do Beijo. Das 10h às 17h, o Grupo Capoeira de Rua se apresenta sob o comando dos mestres Jairo, Macaco, Já Morreu e Dão, dentre outros. No mesmo horário, o Esperando na Janela traz as baianas do Pelourinho, que estarão de braços abertos para fazer aquela foto inesquecível! Já o Restaurante Ó Paí Ó terá apresentação de grupos de forró tradicional, das 12h às 22h, na área externa do estabelecimento, dentro do Arraiá Ó PAÍ, Ó.

 

Cruzeiro de São Francisco – No sábado (18), das 9h às 12h, acontece a Oficina de Histórias Juninas para Crianças de 8 a 12 anos, na Associação Protetora dos Desvalidos. No dia 23, às 17h, acontece a missa especial dedicada ao São João e distribuição de comidinhas típicas, na Igreja e Convento de São Francisco. Já a Estação de Forró São João, das 18h às 21h30, terá shows de forró tradicional com atrações como a banda Zé de Tonha, o cantor Rafael Sá, Trio Anarriê, Zéu Lobo e Alcatéia Banda, e Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão.

 

Rua do Bispo – A Casa da Mulher Negra da Bahia promove o Forró das Pretas no sábado (18), às 13h, com um show de música junina eletrônica. Já dos dias 20 a 24, acontece o Arraiá das Pretas, das 13h às 17h, com visita ao memorial de bonecas negras, música junina, licores, lembranças e gastronomia.

 

Rua das Laranjeiras – O local será animado com o Arraiá da Tieta no sábado (18), das 18h à meia-noite com shows do cantor Gerônimo Santana, que traz o projeto “Gerônimo o Herói do Sertão e a Saga do Forró”, e Gutto, com “Cabaré”. No domingo (19), no mesmo horário, será a vez do forró tradicional de Virgílio, e nova apresentação do cantor Gutto.

 

Memorial das Baianas – Na terça (21) e quarta-feira (22), às 10h e às 15h, será realizada a Oficina Comentada de Flores de Papel, pela Santa Casa de Misericórdia, que vai ensinar a confecção e a simbologia das flores de papel. São oferecidas 20 vagas por horário, a pessoas a partir de 14 anos, com inscrições a serem feitas através do e-mail lucia.barbara@ santacasaba. org. br .

 

Praça da Cruz Caída – Na Arena Arromba Chão, às 20h, ocorrerão as apresentações de Quadrilhas de Salvador: Forró do ABC, Asa Branca, Imperatriz do Forró, Junina Capelinha, Mirim Forró do Luar e Mirim Germe da Era.

 

Rua do Açouguinho – A criançada terá diversão garantida no Museu Eugênio Teixeira Leal. Nos dias 21 e 23, das 9h30 às 11h30, acontece o Colorindo o São João, oficina para crianças de 6 a 10 anos com atividades para colorir e desenhos sobre a temática junina. No dia 21, ocorre a Sessão Cine Góes Calmon, das 9h30 às 11h30, com exibição do filme Zootopia e bate-papo sobre a temática da obra. No dia 22, das 9h30 às 11h30, será a vez da Confecção do Mural Festa Junina, oficina para crianças de 6 a 10 anos que ensina a organização e elaboração de um mural cultural.

 

Ruas do Pelourinho – Sob o comando de Geraldão do Muzenza, o Arrastão do Muzenza vai reunir muito samba e forró, pelas ruas do Pelourinho, com concentração às 16h, na Rua das Laranjeiras, próximo ao restaurante Alaíde do Feijão. Todos os dias, das 11h às 11h30 e das 15h30 às 16h, a República dos Tambores traz o desfile dos grupos percussivos Meninos da Rocinha do Pelô, comandado pela maestrina Elem Silva; Movimento Percussivo, pelo mestre Gilmário Marques; Swingue do Pelô, pelo mestre Ivan Santan; e Tambores e Cores, pelo mestre Pacote do Pelô.

 

Largo do Pelourinho – No casarão do antigo Museu da Cidade será feito o resgate das tradicionais “Merendas de Dona Flor”, realizadas em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado. No local serão montadas barracas de comidas e bebidas, de vendas de obras de Literatura de Cordel e de autores nordestinos e serão realizados pequenos shows com música regional – das 16h às 20h – com shows do Trio Nazaré, Geraldo Pita e Trio Alvorada, Rafael Sá, Forró Tripolar e Luciano Sanfoneiro.

 

O Senac Pelourinho promove a Oficina Bolos Juninos na Cozinha Afetiva, no sábado (18), das 9h às 11h, com capacidade para 30 alunos. Na terça-feira (21), a Igreja do Rosário dos Pretos promove missa em homenagem aos Três Santos Juninos, às 18h.

 

Taboão – A Casa do Benin recebe a Oficina de Pratos Típicos do São João, comandada pelo afrochef Jorge Washington no sábado (18), às 11h, com inscrições gratuitas pelo página @casadobenin no Instagram. No domingo (19), às 12h, Jorge Washington volta ao local para promover mais uma edição do Culinária Musical, com participação da cantora Denise Correia e a Banda Naveiadanega. A entrada para o evento musical não será cobrada. O que for consumido de comida e bebida será cobrado.

 

Largo do Santo Antônio Além do Carmo – O local será animado por música, brincadeiras, quermesse, gastronomia e uma edição especial da Feira da Sé, idealizada pelo Instituto ACM, todos os dias, das 16h às 21h. No Coreto Musical Santo Antônio, todos os dias, das 18h às 21h, terá apresentações de grupos como o Forró Fissura, Zé de Tonha, Forró Tripolar, Luciano Sanfoneiro, Rafael Sá, Trio Buruá, Geruza Guedes & Banda Girassol do Sertão, Geraldo Pita e Trio Alvorada e Grupo Chita Fina.

 

Rua Direita de Santo Antônio – Haverá a Devoção Popular a Santo Antônio diariamente, das 14h às 20h, com visitação ao altar de Santo Antônio e exposição “Memórias Emolduradas” na casa do artista plástico Rodrigo Guedes, idealizador do projeto, em frente ao restaurante Yolo Café.

 

Ladeira do Boqueirão – Neste fim de semana (18 e 19) e nos dias 23 a 26, das 16h às 19h, o público poderá conferir a 4ª edição da exposição ANTÔNIOS, idealizada pelo artista e fotógrafo Mário Edson e que reúne obras nacionais e internacionais, no ME Ateliê de Fotografia.

 

Rua do Passo – A Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo promove na segunda-feira (20), das 14h às 16h, a Quermesse do Coração. No dia 24, às 10h, será realizada no local a Missa Solene do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo cardeal D. Sérgio da Rocha, seguida de confraternização junina.

 

Trilha das Artes – Todos os dias, das 10h às 22h, 11 ateliês e galerias dos artistas do trecho entre o Pelourinho e o Santo Antônio Além do Carmo farão ambientação temática e montarão oratórios de Santo Antônio, São João ou São Pedro. Aquele considerado o mais bonito pelo público, que votará através das redes sociais, será premiado.

 

 

CIRCUITO PRA FICÁ MIÓ (preços populares) 

 

Rota Gastronômica Sabores do Interior – Bares e restaurantes do Centro Histórico desenvolverão menus temáticos e com preços especiais aos visitantes. Cada estabelecimento participante montará sua própria Capelinha de Melão. Integram a Rota Gastronômica os bares e restaurantes A Cubana, Alaíde do Feijão, Antique Bistrô, Axego, Bar e Restaurante Ulisses, Bar Zulú, Boteco do Pelourinho, Boteco do Viajante, Cantina da Lua, Casa de Taipa, Comida Caseira, Cuco Bistrô, Donna Pimenta, Fera Petiscaria, Mãe Comida Afetiva, Malembe Food & Drinks, Managrill, Maria Mata Mouro, Mariposa, Marrom Marfim, Mascavo Vegan, O Coliseu, Odoyá, Opaió, Pão Pelô, Poison Art Club, Pelo Bistrô, Ponto Vital, Portal do Pelô, Restaurante Por Acaso, Restaurante CGC, Tropicália, Uauá e Varanda Gourmet da Isa.

 

Instituições que fazem programação a preços populares: Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), Balé Folclórico da Bahia – Teatro Miguel Santana, Casa do Benin, Casa do Carnaval, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja e Convento de São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Memorial das Baianas de Acarajé, Museu do Mar Aleixo Belov e Teatro Sesc Senac Pelourinho.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp