ARQUIVO NORDESTE

Em tratativas: Petrobrás e Governo do RN em vias de lançar projeto-piloto de produção de eólica offshore

Está em vias de entendimento o primeiro projeto-piloto para produção de energia eólica offshore (em alto mar) no Brasil. A Petrobrás e o governo do Rio Grande do Norte (RN) devem assinar um Memorando de Entendimento (MoU) no início de maio, segundo o governo do RN.

 

O anúncio foi feito durante a participação da governadora do RN, Fátima Bezerra,  no Fórum Brasileiro Líderes de Energia 2024, que acontece no Rio de Janeiro.

 

“A assinatura desse memorando irá renovar não só minha esperança, mas também a minha confiança na Petrobrás, que está de volta retomando esse papel tão importante e estratégico para o desenvolvimento não só do Rio Grande do Norte, mas nacional”, afirma Fátima Bezerra, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

 

Foto da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, sentados numa mesa de reunião
O Rio Grande do Norte produz 32% de toda a geração de energia eólica do Brasil. Foto: Rafa Pereira/Agência Petrobras.

 

Etapas

 

Para chegar ao entendimento com a estatal brasileira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou diversas reuniões com a Petrobrás para uma parceria que propicie o desenvolvimento de projetos pilotos de pesquisa na área de energia eólica offshore e suas aplicações no mercado brasileiro de geração de energia. A SEDEC trabalha com a expectativa da usina entrar em operação em 2029.

 

O Governo do Estado vem realizando diversos estudos técnicos para o desenvolvimento da fonte eólica offshore. Exemplo disso são o Atlas Eólico e Solar do Estado do RN, os estudos de alternativas técnica e locacional para o suporte à infraestrutura de transmissão para eólica offshore, e os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o Porto- Indústria Verde do Estado. Os estudos de viabilidade estão inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

 

Potencial

 

O Rio Grande do Norte é líder na produção de energia eólica no Brasil, com 295 parques eólicos em operação. Sua produção corresponde a 32% de toda a geração de energia eólica do país. O estado também é líder em potência em operação, com 9,59 gigawatts. À parte dos parques eólicos que já estão em operação, o estado possui, em fase de desenvolvimento, 14 complexos eólicos offshore na Costa potiguar, num potencial estimado de 25,5 GW de geração de energia.

 

Além disso, o Estado do Rio Grande do Norte possui uma localização próxima às áreas com potencial eólico offshore.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp