INTERNACIONAL

Embarcação francesa Maxi-Banque Populaire faz escala técnica no Recife

Por Luciana Leão *

 

O trimarã Maxi Banque Populaire XI, uma embarcação gigante, que está entre as competidoras da regata Arkea Ultim Challenge, turnê mundial , de forma solitária  chegou ao Porto do Recife na noite deste domingo (14).

 

Acesse o vídeo da chegada

 

 

 

Um dos “Gigantes dos Mares”, o trimarã Maxi-Banque Populaires XI faz parada técnica no Recife por apresentar problemas de segurança. Foto: Reprodução WhatsApp

 

A embarcação está no 3ºlugar da regata mundial Arkea Ultim Challenge, uma competição de volta ao mundo, feita de forma solitária, sem escalas e com previsão de ser concluída em até 50 dias. A partida foi no domingo passado (07/01), no porto de Brest, na França, com seis embarcações.

 

O pitstop não estava programando no Porto do Recife, mas o  diretor da equipe do Maxi Banque Populaire XI, Ronan Lucas, informou em suas redes sociais que o capitão Armel Le Cléac’h descobriu um problema no sistema hidráulico.

 

“Tomamos a decisão de parar com Armel, na sequência do incidente ocorrido após a tempestade que nos privou de um grande gennaker e, além disso, arrancou a varanda do barco. Era impensável atacar os Mares do Sul sem este importante elemento de segurança para manobrar na frente do barco. Desde então, enquanto íamos em direção ao Recife, Armel notou um problema no sistema de foil up/down que nos impede de utilizá-lo e que reforça o interesse na escala mesmo com penalidade de 24 horas. Estamos todos um pouco decepcionados com este acidente, embora não tenhamos vivido um único incidente durante a Transat Jacques Vabre. O caminho é longo e toda a equipa fará o possível para que Armel e o Maxi Banque Populaire XI voltem rapidamente à corrida”, disse o diretor da equipe, Ronan Lucas, em suas redes sociais.

 

Ponto estratégico

 

A escala no Recife tem se tornado cada vez mais presente no mapa mundial de vela, segundo a Federação Pernambucana de Vela (FPVela).

 

Recife foi escolhida pelo veleiro por conta da estrutura e por ser um ponto estratégico de subida e descida do Oceano Atlântico.

 

Os trimarãs que competem nesta regata mundial tem 32 metros de comprimento e 22 metros de largura e são conhecidos como “Gigantes dos Mares”.

 

No regulamento da regata , os velejadores são obrigados a contornar as três pincipais pontas do Hemisfério Sul: Cabo da Boa Esperança, na África do Sul; Cabo Lewuwin, na Austrália; e Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul. A previsão é de que as seis embarcações que competem no circuito cheguem no local de partida no início de março.

 

 

*Luciana Leão, com informações da FPVela e equipe do Maxi-Banque Populaire XI e colaboração de Tarciso Couceiro.

 

 


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