INTERNACIONAL

Encontro Xi-Putin para Jogos Olímpicos de Inverno abre novo capítulo nas relações China-Rússia

Beijing — A China está comemorando o Ano Novo Chinês e sob um olhar global por sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Somando-se ao clima festivo, está programada a visita do presidente russo, Vladimir Putin, e a participação dele na cerimônia de abertura do grande evento esportivo.

Quase três anos após a última visita de Putin à China, a viagem testemunhará o 38º encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo desde 2013.

Xi disse que está muito ansioso por esta “reunião para os Jogos Olímpicos de Inverno” e está pronto para trabalhar com Putin “por um futuro compartilhado” para abrir conjuntamente um novo capítulo nas relações China-Rússia pós-COVID.

Em 2014, Xi participou da cerimônia de abertura dos 22º Jogos Olímpicos de Inverno realizados na cidade russa de Sochi, que marcou a primeira participação de um chefe de Estado chinês na cerimônia de abertura de um grande evento esportivo realizado no exterior.

 

Durante suas conversas com Putin, o presidente chinês disse que foi à Rússia para dar seus parabéns pessoalmente, conforme o costume do povo chinês nas ocasiões alegres de seus vizinhos.

 

Oito anos depois, embora a pandemia tenha atrapalhado os intercâmbios entre os países, o “encontro para os Jogos Olímpicos de Inverno” entre os dois líderes acontecerá em Beijing. Não será apenas o primeiro encontro presencial entre os chefes de Estado dos dois países em cerca de dois anos, mas também um grande evento nas relações internacionais no início deste ano.

 

Antes da visita, Putin expressou em várias ocasiões sua confiança no sucesso da China como país anfitrião do evento esportivo.

 

“Há todos os motivos para acreditar que os Jogos de Beijing serão realizados em alto nível e farão parte dos recordes de ouro da família olímpica mundial”, disse Putin durante uma reunião virtual com atletas russos.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp