NORDESTE

Energia solar em um projeto público de irrigação

O Distrito de Irrigação Bebedouro (DIB), em Petrolina, Sertão pernambucano passa a contar com a primeira usina fotovoltaica de um projeto público de irrigação.  A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),  investiu no local R$ 400 mil para atender a estação de bombeamento (EB2) e, com isso, gerar uma economia de R$ 140 mil ao ano.

 

A usina fotovoltaica conectada na subestação da Estação de Bombeamento 2 será controlada pelo Distrito de Irrigação de Bebedouro por aplicativo que faz o monitoramento da máquina em tempo real. A energia limpa e de qualidade é gerada mediante equipamentos de última geração fornecidos pela Codevasf. A usina conta com 294 painéis solares de 455 W, com potência total de 120 KW pico.

 

Com a economia proporcionada pelo fornecimento energético via usina fotovoltaica, a Codevasf estima retorno no investimento em menos de três anos. Economizando também na conta de água, o agricultor terá a possibilidade de fazer investimentos em outros setores da produção.

 

“Com a instalação dessa usina de energia solar, estamos garantindo mais efetividade para o trabalho desenvolvido pelo distrito de irrigação e levando melhorias para os produtores. A economia proporcionada por essa usina garante uma diminuição no preço da água que o produtor paga. Isso, sem sombra de dúvidas, é uma economia para o Distrito”, avalia, Edilázio Wanderley.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp