NORDESTE

Escola de Sargentos do Exército terá investimento de R$ 1,8 bilhão

Acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio, da governadora de Pernambuco, Raquel  Lyra, e de outros ministros de Estado e autoridades,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  encerrou sua agenda em Pernambuco, nesta sexta-feira (19) ao assinar o Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, no quartel-general do Comando Militar do Nordeste (CMNE), situado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.

 

A Escola de Sargentos foi alvo de muitas polêmicas por parte de entidades ambientalistas, por estar  localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. 

 

Para o estudo inicial, as entidades ambientais, professores e pesquisadores sugeriram mudanças ao Exército, e que tiveram parte de suas sugestões acrescentadas no projeto, inclusive, a redução da área desmatada de 188 hectares para 90 hectares, além da mudança de local da Vila Militar. O terreno tem, ao todo, 7.549 hectares.

 

Em seu discurso, Lula enalteceu a escolha de Pernambuco para a instalação de centro educacional e de formação militar.

 

“A nova Escola de Sargentos será uma das maiores do mundo em sua modalidade. Será capaz de mudar a situação social e a economia local nunca mais será a mesma. Acabou o tempo dos senhores de engenho e começou o tempo da tecnologia. Pernambuco mostrará mais uma vez seu potencial educacional”, ressaltou o presidente Lula. “Aqui vai ser plantada a cidadania”, em resposta às questões ambientais.

 

Diálogo

 

A governadora Raquel Lyra reforçou a importância do diálogo na construção do projeto da Escola de Sargentos do Brasil, em Pernambuco.

 

“É resultado de um processo de diálogo entre o Governo de Pernambuco, Exército Brasileiro, entidades do meio ambiente e toda a sociedade. A construção dessa unidade vai garantir a geração de empregos, renda, oportunidade e esperança para os nossos jovens, que são fundamentais no combate à desigualdade regional. Além do ponto de vista econômico e social, temos garantido o pilar ambiental, pois o futuro dialoga com a sustentabilidade. Temos uma expectativa positiva de transformação com o início de um ciclo de muita prosperidade a partir dos investimentos que acontecerão aqui”, destacou Raquel Lyra.

 

Fomento à economia local

 

Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, a Escola de Sargentos tem previsão de gerar cerca de 30 mil empregos entre diretos e  indiretos, durante a sua construção.

 

Além do fomento à economia da região, o projeto dará oportunidade para que os jovens possam ingressar na carreira militar, sem precisar ir para outros centros localizados no Sul e Sudeste do país.

 

“Se antes os pernambucanos e demais nordestinos que ingressaram na carreira militar tinham que ir para o Sul ou Sudeste para fazer sua formação, a nova escola representa o caminho inverso“, declarou Lula.

Em sua breve fala, o ministro José Múcio, declarou que esta também é uma obra de profundo alcance social para a região.
“A instalação da escola será um marco de desenvolvimento e inclusão social, de oportunidade, investimentos e realizações para região do Grande Recife e para todo o estado de Pernambuco”, afirmou.

O projeto inicial foi concebido em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que esteve presente à época para lançamento da pedra fundamental.

 

Posse do Comando Militar do Nordeste

 

Ainda,  pela manhã, mais cedo, às 9h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da troca do Comando Militar do Nordeste. Assumiu o posto, o general Maurilio Ribeiro no lugar de Kleber Vasconcellos.

 

Cerimônia de passagem do Comando Militar do Nordeste. Foto: Ricardo Stuckert

 

Acesse aqui a solenidade de passagem do Comando Militar do Nordeste

 

 

 

*Matéria atualizada às 16h

 

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp