Internacional

EUA fazem novo ataque com drone ao Estado Islâmico em Cabul

Oficiais dos Estados Unidos confirmaram desde domingo, 29, que o país foi o responsável por um novo ataque aéreo com drone em Cabul, capital do Afeganistão, que teve como alvo militantes do braço afegão do Estado Islâmico, o ISIS-K.
Segundo informou o Pentágono, o ataque “defensivo” teve como objetivo “eliminar uma ameaça iminente” do grupo contra o aeroporto da cidade.
De acordo com o governo americano, a explosão atingiu um carro que levava homens-bomba até o Aeroporto Internacional Hamid Karzai.
“Temos certeza de que atingimos o alvo”, disse Bill Urban, porta-voz do Comando Central, acrescentando que não há relatos de vítimas civis até o momento.
Também segundo o porta-voz, “explosões secundárias significativas” foram ouvidas após o ataque, o que indicaria a presença de uma quantidade substancial de explosivos no veículo.
A informação do ataque também foi confirmada pelo porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid. Segundo ele, o drone atingiu um carro carregado de explosivos, guiado por um homem-bomba, mas também não informou o alcance do ataque nem a quantidade de vítimas.
Na manhã deste domingo, tarde em Cabul, uma explosão foi ouvida por testemunhas ouvidas pelas agências de notícias Reuters e jornalistas da AFP. Imagens de uma emissora de TV afegã mostravam fumaça escura saindo de uma zona residencial a noroeste do aeroporto. Também não se sabe ainda se esta explosão e o ataque com drone dos EUA estão relacionados.
Na última quinta-feira, 26, após um um homem-bomba suicida do Estado Islâmico promover um atentado no aeroporto, já havia aumentado o temor americano por um novo ataque a civis na cidade. O atentado terrorista deixou 13 militares americanos e mais de 170 civis afegãos mortos. Na ocasião, o presidente americano, Joe Biden, disse que ordenou ao Pentágono que planejasse como atacar o ISIS-K. “Não vamos perdoar. Não vamos esquecer. Vamos caçá-los e fazê-los pagar”, disse Biden durante fala na Casa Branca.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp