Brasil

Ex-ministro Juca Ferreira atesta papel preponderante da Cultura na conjuntura pró-Lula, avalia cenários das artes e diz que ex-presidente terá papel maior no mundo

Por Walter Santos

Em João Pessoa, onde tem dialogado com setores culturais em apoio à pré-candidata à Assembléia Legislativa, Márcia Lucena, ciceroneado pela produtora cultural Rejane Nóbrega, o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, avalia que as artes e os artistas têm tido papel fundamental na consolidação de papel majoritário de Lula na disputa presidencial, logo ele que, conforme JF, terá papel muito maior na agenda global como futuro presidente.

 

 

– A realidade brasileira tem gerado uma insurgência ampliada nos últimos tempos por parte de quem produz e consome Cultura no país porque ninguém aguenta mais tantoa retrocessos, censuras, desmantelamento das politicas fundamentais construídas nos governos do PT, por isso temos nos artistas a resistência que algum tempo atrás era só da juventude – declarou o ex-ministro.

 

 

RESISTÊNCIA DE NEO- SERTANEJOS

 

 

Para ele, a existência de artistas ligados ao que denomina neo-sertanejos pró Bolsonaro revela uma realidade cultural localizada a partir do agronegócio expressando muito conservadorismo e resistência aos avanços sociais daí porque boa parte expresse tanto retrocesso.

 

– O vínculo dos neo sertanejos tem a ver com a base cultural ultra conservadora do agronegócio do qual fazem parte, por isso convivemos com esse segmento a se vincular e defender tanto retrocessos, felizmente são minoritários- comentou.

 

MULHER NA VANGUARDA DA CULTURA E SOCIEDADE

 

Juca Ferreira entende que as mulheres brasileiras na atualidade representando a maioria da sociedade têm papel determinante nesta fase política do País, em especial na Cultura, onde tem presença determinante no apoio e construção de uma nova fase socio-economica e cultural em torno de Lula.

 

– Elas exerceram papel muito importante, fundamental, pela vanguarda e críticas conceituais bem fundamentadas diante dos retrocessos que vivemos, por isso elas exercem condição determinante no futuro do País no apoio à Lula – frisou.

 

MIDIA COMPROMETIDA

 

Segundo ele, ao longo dos anos a Mídia conservadora tem sido responsável pelo desvio de narrativas no interesse da sociedade porque traduzem o interesse da elite conservadora. Ele defendeu que o Brasil adote mesmo procedimentos de muitos países de primeiro mundo gerando a regulação da mídia.

 

PAPEL DO NORDESTE E TAMANHO DE LULA

 

Juca Ferreira considera que os 9 estados nordestinos exercem papel preponderante na realidade brasileira por ser a região com maior volume de apoio a Lula em face do reconhecimento às políticas do PT gerando meios para ampliar o orgulho ou autoestima dos nordestinos.

 

– O desenvolvimento sócio econômico do Nordeste nunca teve tamanha dimensão quando dos governos de Lula e de Dilma – acrescentou.

 

Para ele, ” a eleição de Lula ampliará de forma muito maior em termos de influência do futuro presidente nas relações com o mundo, pois será maior do que das vezes anteriores”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp