PERNAMBUCO

Ex-presidente Lula participa de ato no centro do Recife

Como parte de sua viagem ao Nordeste, o ex-presidente participará, hoje, de um evento no Bairro do Recife, às 17h, na Avenida Rio Branco. Durante esta manhã e início da tarde, Lula participa de um ato na Praça das Crianças, em Caruaru, e depois visita, por volta das 13h, de um evento no assentamento Normandia, visto como um símbolo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Pernambuco. Durante a semana, o ex-presidente esteve em Petrolina, no Sertão pernambucano, e Juazeiro, no interior da Bahia.

Na noite de ontem, Lula selou o primeiro acordo entre os dois pré-candidatos da oposição ao prefeito Geraldo Julio (PSB). Depois de prestigiar um evento da Fetape em Carpina, ele participou de um jantar, ao lado dos prefeituráveis João Paulo (PT) e Silvio Costa Filho (PRB), na residência desse último.

Lula já tinha declarado apoio à pré-candidatura de João Paulo, mas Silvinho enxergava que a melhor estratégia era o lançamento de múltiplas candidaturas da oposição para fortalecer as chances de se chegar ao segundo turno. O jantar, no entanto, confirmou outros planos, que também vinham sendo cogitados. Os dois acharam melhor unir as forças, afinal, porque haverá três candidaturas antipetistas, a do próprio Geraldo, a do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) e a de Priscila Krause (DEM).

O encontro teve a participação do pai de Silvinho, o deputado federal Silvio Costa Filho (PTdoB), que se destacou como um dos principais defensores de Dilma na Câmara dos Deputados e do ex-ministro e senador Armando Monteiro (PTB). Silvio Costa chegou à casa do filho, inclusive, e foi chamado por Lula de “meu líder”. Todos riram e ambos se abraçaram. Também estiveram presentes a deputada Teresa Leitão (PT), que concorrerá em Olinda, e o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro.

Nos bastidores, a informação que circula é que Silvinho teria sido convencido a se aliar a João Paulo com base em pesquisas de opinião, mas o pedido de Lula também pesou, juntando com o fato de João Paulo e Silvinho compartilharem de muitas opiniões em comum. Desde a primeira vitória de João Paulo, em 2000, nunca houve estremecimento na relação entre o PT e Silvio Costa, que naquela época disputou o primeiro turno e apoiou João Paulo no segundo. A candidatura de Silvio, aliás, ajudou o petista a chegar ao segundo turno.

Ninguém presente no jantar confirmou o acordo oficialmente. O anúncio da decisão ficou marcado para sexta-feira.  


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp