PARAÍBA

Expotec encerra com competição, robótica, metaverso, empreendedorismo e inovação   

A 8ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, termina nesta sexta-feira(25), com uma intensa e variada programação nos turnos manhã e tarde, no Centro de Convenções de João Pessoa.

 

 

A programação começa às 10h com três atividades simultâneas: palestra sobre 5G oportunidade para negócios, Oficina de robótica e o Seminário de Comunidade e Povos Indígenas.  As atividades da manhã encerram com a especialista Lilian Primo palestrando, às 11h, sobre em Empreendedorismo e Inovação. Tudo acesso gratuito com 1kg de alimento não perecível, estacionamento livre.  

Palestra 5G: oportunidade para empreender

A quinta geração de internet móvel será debatida em palestra na sala Tambaú, às 10 horas, com o professor da UFCG, Edmar Gurjão. A nova rede de internet(5G) chega ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução permitindo a interconexão de equipamentos e dispositivos e possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT). Em sua apresentação, Edmar fará uma introdução sobre as redes 5G relacionando os aspectos técnicos com as oportunidades para empreender. Gurjão é doutor em Engenharia Elétrica e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB.

Seminário de Comunidades e Povos Tradicionais

A partir das 10 horas, na sala Manaíra, contará com a participação dos indígenas de Baía da Traição, Cristina de Lima Bernardo, Aguynaiary Pontes Pessoa Gomes e Thierry Padilha, ambos são membros da Organização dos Jovens Indígenas Potiguaras da Paraíba(OJIP) compondo uma mesa temática sobre o movimento de juventude indígena na Paraíba e as mídias digitais como ferramenta de informação, “usando o que há de mais moderno para preservar o que temos de ancestral”.  Os integrantes da mesa prometem interagir com o público, com um rico debate sobre a história e os costumes dos povos potiguaras e o uso da cultura digital para a ampliação de seus conhecimentos.

 

Oficinas de robótica educacional

As oficinas de robótica educacional destinada ao público visitante, são atividades serão coordenadas pelo professor de Robótica , Irvson Antonio junto a uma equipe de mais três profissionais para atender a demanda dos interessados. Essas oficinas são voltadas para o desenvolvimento de projetos através de kits de montagens com a finalidade de levar uma experiência para o público participante. Sendo assim, são pensadas de maneira participativa e didática. 

 

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

 

Para aprofundar o debate sobre Empreendedorismo, tecnologia e inovação, a Expotec 2022, convidou a expert  Lilian Primo Albuquerque, executiva de tecnologia com mais de 15 anos de experiência na área, para proferir palestra nesta sexta, 25, às 11, na sala Tambaú, no Centro de Convenções. Lilian Primo é referência em inovação, tecnologias emergentes, Inteligência Artificial, Startups e mentoria que propõem modelos de negócios tradicionais dentro de ecossistemas de inovação. Com experiências com imersões no ecossistema de Israel e Vale do Silício, além de assigment na Índia, ela tem como vocação gerenciar e impulsionar novos negócios para clientes em áreas que demandam grande transformação digital.

Programação da tarde Para começar o segundo turno, logo às 13h30, Gisele Kauer, a advogada em Direito Empresarial, Professora na Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) e na Privacy Academy., e especialista em segurança da informação irá ministrar a palestra Privacidade é muito mais que LGPD; Cybersecurity, Gestão de Riscos, Normas Técnicas e Frameworks Setoriais. O que é preciso para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? O que devo priorizar? Por onde devo começar? Estas são algumas indagações que a própria palestrante pretende responder para o público participante. De acordo com Gisele, o objetivo neste debate é compartilhar, sem enrolação e sem “juridiquês”, aquilo que você precisa saber para adequar a sua empresa, e garantir que o Programa de Privacidade realmente funcione, de forma prática.

Uso de Drones na segurança pública! Fiscalização e Monitoramento

Conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), os drones que são aeronaves sem tripulação, estão  cada vez mais utilizados no uso da segurança pública em Estados e Municípios. Para falar sobre esta temática, o fundador do Clube Drone do Brasil, João Borga irá proferir a palestra : Uso de Drones na segurança pública; Fiscalização e Monitoramento. Às 13h30, na Sala Cabo Branco. 

 

Metaverso, Realidade Virtual, o futuro da Internet:
possibilidades ou ameaça?

Entre os temas mais relevantes da Expotec 2022 está o Metaverso. O que para muitos chamam de realidade do futuro e como esta tecnologia poderá revolucionar a forma dos usuários em consumir conteúdos e se conectar em todos os aspectos de suas vidas.. Para debater sobre isto, Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWEB) do NIC.br proferirá a palesta “Metaverso, Realidade Virtual, o futuro da Internet: possibilidades ou ameaça?”, na sala Tambaú, no próximo dia 25, às 14:30 min, no Centro de Convenções. De acordo com Vagner Diniz esta temática trata das tecnologias emergentes no ambiente da Internet como realidade estendida, NFT, inteligência artificial, apresentando suas possibilidades de aplicação e as ameaças inerentes às suas implementações e usos. 

 

Os desafios de inovar e empreender:  Criatividade, Impacto Social e Empreendimentos de base Científica 

Criar ideias inovadoras é um desafio, principalmente quando pensamos no âmbito acadêmico e depois na transição para o mercado. Nesse sentido, o professor Marcelo Santos é doutor em Ciências da Computação pela UFPE e Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC, Marcelo dos Santos, irá proferir palestra nesta sexta-feira, 25, às 15h30, sobre os desafios de inovar e empreender, abordando criatividade, impacto social e empreendimentos de base científica. 

Marcelo Santos enfatizou que inovar e empreender são palavras que aparecem juntas com certa frequência, mas levará as indagações para a plateia sobre até que ponto toda inovação deve mesmo ser um empreendimento? E todo empreendimento deve ser mesmo inovador?  Neste cenário, ele afirmou que irá falar de startups, ideias disruptivas, empreendedorismo e inovação e qual será o ideal social que move essa engrenagem. “Nessa palestra vamos discutir estas questões relacionadas e falar do processo criativo e como surgem novas ideias. Tudo isso alinhado ao contexto do empreendimento de base científica com exemplos reais dentro da academia, discutindo os desafios no caminho e possíveis soluções para contorná-los”, destacou. 

A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR – NIC.br e do Comitê Gestor da Internet – CGI.br. 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp