Por Redação RNE
O Governo de Sergipe assinou dois protocolos de intenções com as empresas Toyo Setal Empreendimentos LTDA, para o desenvolvimento de projeto voltado para área de fertilizantes nitrogenados no estado, e com a Macaw Energies, que tem o objetivo de desenvolver projeto de implementação de uma planta de liquefação de gás natural no estado.
Protocolos de intenções foram firmados durante a segunda edição do Sergipe Day, na cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 12. Em seu discurso, o governador Fabio Midieri confirmou o início de estudos e projetos voltados para o aproveitamento do gás natural nas áreas de fertilizantes e liquefação.
“Hoje temos a assinatura de dois importantes protocolos de intenções do estado de Sergipe com empresas que já enxergaram as oportunidades do nosso estado. Espero que este despertar seja seguido por outras empresas. O estado de Sergipe dedica especial atenção à construção de um ambiente de negócios favorável às atividades empresariais, cuidando das questões regulatórias e tributárias, de forma que dê segurança jurídica e competitividade para aqueles que investem no nosso estado”, disse Mitidieri.
Parcerias beneficiam todo o país
De acordo com o consultor e head de relações institucionais e governamentais da Toyo Setal, David Roquetti, a parceria firmada deve beneficiar não só o estado de Sergipe, mas também todo o país.
“Todos testemunharam hoje a grande oportunidade que a Toyo teve de contribuir para a mudança de uma realidade que o Brasil enfrenta, que é a vulnerabilidade do país em relação à importação de fertilizantes. Queremos destacar a liderança que Sergipe exerce neste setor”, elogiou.
O presidente da Macaw Energies, Eduardo Antonello, pontua que Sergipe deve ocupar uma posição de destaque no setor energético brasileiro.
“Com a assinatura deste protocolo, Sergipe se torna a alavanca da abertura do mercado de gás. Quando o terminal estiver conectado à malha, seremos mais autônomos na precificação do gás. Estamos prontos para iniciar imediatamente os estudos de desenvolvimento dessa área”, declarou.
Ainda segundo Antonello, o planejamento da empresa é que, com a implementação da planta de liquefação, seja possível atender à demanda potencial industrial da região Nordeste.
“A nossa ideia é desenvolver uma planta de liquefação a partir do gás proveniente do Sergipe Águas Profundas – Seap. A importância desse suplemento a partir do Seap é que a gente evita ter que passar pela malha de transporte, que acaba onerando muito o preço do gás, e dessa forma a gente consegue viabilizar a produção de um GNL por um preço bem competitivo quando comparado ao diesel ou ao GLP. Isso tem um impacto obviamente direto no desenvolvimento econômico de toda a região”, detalhou.
Estudo
Também foi apresentado o estudo da FGV Energia, intitulado ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos do Setor de Óleo e Gás no Estado de Sergipe’, conduzido pelo pesquisador João Victor Marques, que esteve por duas vezes no estado para aplicar o relatório elaborado.
Em sua metodologia, o pesquisador questionou os entrevistados sobre a regulação e segurança jurídica de Sergipe, as tarifas, a infraestrutura, a oferta e demanda, e concluiu que o estado possui arcabouço regulatório favorável, agência reguladora robusta, visão institucional colaborativa, soluções regulatórias e ambiente concorrencial.
“Notamos que Sergipe tem um vanguardismo por conta da nova lei de gás do estado e por melhorar condições para aplicação de preços competitivos. A pesquisa foi fundamental, porque só conseguimos gerenciar aquilo que podemos medir”, argumentou João Victor.
Sergipe Day
O Sergipe Day é um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades do setor de Óleo e Gás. A programação é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e conta com patrocínio da Eneva, TAG, Banco do Nordeste, Carmo Energy, Commit Gás, VLI Logística, Diamante Energia e (re)energisa. Em abril de 2023, o estado realizou a primeira edição do Sergipe Day no estado de São Paulo.
Durante a programação, foram debatidas as expectativas do mercado para a futura oferta de gás natural produzido em águas ultraprofundas. O projeto Sergipe Águas Profundas (Seap) será desenvolvido pela Petrobras. Atualmente, as empresas exploradoras de petróleo e gás no estado são a Petrobras, Eneva, TAG, Carmo Energy, Commit Gás e VLI.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.