Pernambuco

Faixa Azul na Avenida Recife começa a multar hoje

Começam a ser multados hoje os veículos que desrespeitarem o novo trecho da Faixa Azul, instalado na Avenida Recife, Zona Sul da cidade. O corredor exclusivo para ônibus tem 3,6 km de extensão, sendo 1,8 km em cada lado da via. A medida tem impacto em 28 linhas de ônibus que atendem, diariamente, cerca de 80 mil passageiros. Segundo estimativas do Grande Recife Consórcio de Transportes, os coletivos devem ter um aumento na velocidade de cerca de 25%.

Utilizar a faixa exclusiva de ônibus é infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Os condutores devem entrar no corredor apenas para realizar conversões ou acessar os lotes à direita. Alguns trechos da faixa têm a linha pontilhada, sinalizando que é permitido o acesso. Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento da via pode buscar mais informações na Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife: 0800-081-0158.

No sentido Boa Viagem/IPSEP, o corredor tem início na altura da Rua Gonçalves de Magalhães e termina na Rua São Nicolau, enquanto no sentido inverso, a faixa começa na Avenida Dom Hélder Câmara (acesso ao Ibura) e acaba na Rua Gonçalves de Magalhães. O novo equipamento deve impactar principalmente as linhas do Terminal Integral Tancredo Neves que circulam pelo local.

A implantação da Faixa Azul também alterou o trânsito de algumas vias próximas. As ruas Costa e Silva e Hélio Brandão, paralelas à Avenida Recife, passaram a ser mão única, no sentido subúrbio, e ganharam novos semáforos e placas de proibido estacionar. As ruas transversais Saldanha Marinho e São Nicolau também deixaram de ser mão-dupla.

No primeiro dia de mudança, a reportagem do Diario visitou a área onde a faixa foi instalada e verificou que a maioria dos motoristas de veículos comuns já respeitava o corredor de ônibus; poucos carros foram observados transitando no trecho exclusivo. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) orientaram os usuários sobre as mudanças.

Com o novo trecho, o Recife passa a ter, no total, 32,7 km de Faixa Azul. As outras cinco vias com faixa preferencial para o transporte p[ublico são as avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Motoristas de táxis cadastrados no Recife também são liberados para circular pelos corredores exclusivos, com ou sem passageiros.

De acordo com a CTTU, os impactos no tempo de deslocamento são significativos. A velocidade média dos coletivos que circulam na Avenida Mascarenhas de Moraes, por exemplo, passou de 21 km/h para 35,4 km/h, após a implantação da Faixa Azul, enquanto na Herculano Bandeira, a velocidade foi de 13,1 km/h para 19,5 km/h.

Diário de Pernambuco


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp