NORDESTE

Fátima Bezerra reafirma compromisso pela integração dos Estados em busca de maior inserção na economia

Por redação da Nordeste com Walter Santos

 

A posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como nova presidenta do Consórcio Nordeste foi bastante prestigiada. Todos os governadores da região marcaram presença, além de outras autoridades como o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias,  o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Foto dos governadores e governadoras presentes, ministro Wellington Dias, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Foto: Andrea Pinheiro/cortesia

 

Em seu discurso Fátima enalteceu a importância do Consórcio Nordeste como um indutor das políticas públicas da região, suas semelhanças e desafios a serem enfrentados em conjunto.

 

Ouça abaixo parte do discurso

 

 

 

Seu antecessor, o governador da Paraíba, João Azevedo,  projetou melhorias nas articulações futuras com a posse da governadora Fátima Bezerra no comando do Consórcio.

 

“Ao longo do ano de 2023 tivemos a missão de coordenar ações conjuntas com os demais governadores diante de diversos obstáculos, a partir do enfrentamento aos efeitos da COVID pelo grave problema em si e a crise de relacionamento do governo federal com os estados somente superado com a ascensão do presidente Lula retomando as relações institucionais de forma efetiva”, frisou.

 

“Toda a sua capacidade nos permite projetar melhor dias na gestão do Consórcio pela nossa Fátima Bezerra, concluiu.

 

Sudene

 

O superintendente da SUDENE. Danilo Cabral, presente na posse da governadora Fátima Bezerra no Consórcio Nordeste, garantiu que sua gestão está alinhada com o novo tempo de articulação dos diversos estados.

 

“Estamos presentes nesta solenidade especial por entendermos nossa cumplicidade e apoio integral da Superintendência aos diversos Estados agora com a presença da governadora Fátima Bezerra na liderança desse movimento tão importante”, frisou.

 

Os governadores que integram o Consórcio Nordeste são membros do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), a instância máxima de governança da autarquia.

 

Em parceria com a Sudene e instituições representativas de classes e do setor produtivo, os governadores têm um canal institucional com o Governo Federal e possuem poder de decisão sob temas que impactam diretamente os instrumentos de planejamento do Executivo Federal para o Nordeste.

 

Cabe ao Condel, por exemplo, estabelecer as diretrizes de aplicação dos fundos regionais FNE e FDNE, que somam mais de R$ 40 bilhões em recursos. Os governadores também têm a oportunidade de sugerirem pautas e deliberarem outros assuntos que julguem pertinentes à região.

 

Assembleia Geral

 

Após a posse, durante a 1ª  Assembleia Geral sob o comando de Fátima Bezeraa foram discutidas pautas como o Fundo da Caatinga, agendas internacionais, monitoramento das obras do Novo PAC e foi realizada a instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp