BRASIL

Fato comprovado: BRB tem lucro liquido de R$ 70 milhões no 1o trimestre de 2023

Banco segue estratégia de expansão, modernização e busca melhoria da experiência do cliente

 

Brasília – O Banco BRB alcançou lucro líquido de R$ 70 milhões no primeiro trimestre de 2023, crescimento de 20,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. O retorno sobre o patrimônio líquido médio registrado no período foi de 13,1%. O Banco atingiu a marca de R$ 32,2 bilhões de carteira de crédito ampla, aumento de 38,8%.

 

O desempenho da carteira de crédito do BRB, nos primeiros três meses do ano, apresentou crescimento em diferentes linhas de negócio. No crédito imobiliário, onde o BRB é líder do mercado no DF há 3 anos e já ocupa a 6ª posição no ranking nacional, o Banco alcançou saldo de R$ 7,23 bilhões, aumento de 48,5% em 12 meses. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também no 1T23, saldo de 14,82 bilhões, crescimento de 38% na comparação com 1T22. No crédito rural, o saldo foi de R$ 797 milhões, o que garantiu a liderança ao BRB, por dois anos consecutivos, nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ atingiu crescimento de 78,6% nos últimos 12 meses, alcançando 3,88 bilhões.

 

Mesmo em um ambiente de juros altos, a concessão de crédito do BRB no trimestre apresentou uma taxa de expansão de 35,3%, na comparação com o 1T22. Destaque para os créditos imobiliário, com aumento de 47%; rural, crescimento de 41%; e à Pessoa Física, que ampliou em 35%.

 

As receitas de intermediação financeira advindas das operações de crédito no 1T23 totalizaram R$ 1,29 bilhão, o que corresponde a crescimento, em um ano, de 45,6%.

 

As captações totais chegaram a R$ 36,8 bilhões no 1T23 com crescimento de 13,3% no ano. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 22,8 bilhões e Judiciais, R$ 10,17 bilhões.

 

No mesmo período do ano, o BRB registrou aumento de 49,5% da base de clientes. O Banco fechou os primeiros três meses do ano com 7 milhões de clientes e presença em mais de 5.200 municípios brasileiros, 93% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.

 

“O BRB seguiu sua estratégia de modernização, expansão e diversificação dos seus negócios, mantendo a qualidade dos seus ativos de crédito e focado na melhoria do atendimento aos seus clientes. Aumentamos as nossas principais receitas, mantivemos a qualidade dos ativos de crédito, com uma significativa redução na inadimplência, e seguimos nossa estratégia de busca do aumento da eficiência e da rentabilidade. Na comparação com o último trimestre do ano passado, apresentamos um controle significativo das despesas. Isso deve seguir ao longo do ano, principalmente com a melhoria no ambiente de negócios e a redução dos juros no segundo semestre”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

 

RECONHECIMENTO

Pelo terceiro ano consecutivo, o BRB foi vencedor do prêmio Internacional Banking Awards na categoria “Melhor inovação em Banco de Varejo”, concedido pela renomada publicação International Banker.  O BRB VISA DUX, cartão de crédito voltado ao segmento de alta renda, também foi eleito, pelo terceiro ano seguido e desde o seu lançamento, o melhor do mercado, segundo os sites especializados Melhores Destinos e Passageiro de Primeira.

 

+ DIGITAL

Dando prosseguimento à estratégia digital iniciada ainda em 2020, o BRB seguiu avançando e investimento na consolidação de projetos de implementação do open banking, análise e processamento de dados (analytics e big data), segurança cibernética e governança de dados. Essas ações têm permitido o aumento de relacionamento com os clientes e a oferta customizada de produtos serviços financeiros, a partir de uma plataforma digital completa. Atualmente, as transações realizadas nos canais digitais representam 94% das transações totais.

 

Em seu escritório no Vale do Silício, o BRB trabalha no desenvolvimento SuperApp BRB na busca por melhorar, ainda mais, a experiência do cliente.

 

ESG

O Banco seguiu com sua agenda ESG, operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal. Desde 2019, foram pagos R$ 1,2 bilhão em benefícios e alcançadas mais de 290 mil pessoas. No primeiro trimestre deste ano, foram atendidos mais de 177,4 mil beneficiários e movimentados mais de R$ 151,2 milhões para os mais necessitados. Entre os programas sociais do GDF operacionalizados pelo BRB estão Auxílio Creche, Cartão Gás, Renova DF, Prato Cheio, Cartão Material Escolar e DF Social. No total, são 14 programas.

 

O Banco também foi o responsável por tirar do papel o plano de saúde dos servidores do GDF, onde já foram assistidas mais de 76 mil vidas, realizados 3,7 milhões de exames, 24 mil internações, 108 mil tratamentos e 620 mil consultas.

 

Defensor do poder transformador do esporte, o Banco segue patrocinando diversas modalidades esportivas, times locais e nacionais de basquete, futebol, vôlei, automobilismo e no tênis.

 

Na cidade onde nasceu, o BRB também assumiu a gestão de importantes equipamentos públicos como a Torre de TV, cartão postal de Brasília, e o Autódromo Internacional. Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai atuar na reforma do Teatro Nacional, símbolo da cultura da capital do País.

 

O BRB também assumiu a reforma das unidades de atendimento do Na Hora, que concentram a prestação de serviços de diferentes órgãos. Das 7 unidades, 6 já foram entregues reformuladas à população, garantindo melhoria da experiência dos usuários.

 

Para atuar como banco público patrimônio de Brasília, o Banco investiu em pessoas e realizou concursos públicos, chamando, desde 2019, mais de 1.000 novos empregados para reforço do quadro e expansão nacional.

 

PROJETOS ESTRATÉGICOS E PARCERIAS

 

O 1T23 também foi marcado pelo desenvolvimento de parcerias e a finalização do processo de escolha de parceiro estratégico para a exploração das Loterias no Distrito Federal. O movimento é importante na contribuição para o desenvolvimento da região de origem do BRB e vai contribuir com o financiamento de custeio e investimento de atividades consideradas socialmente relevantes, como a cultura e o esporte.

 

MEIOS DE PAGAMENTO

 

A base de cartões (crédito + pré-pago) atingiu 1,3 milhão de cartão no 1T23. O faturamento (crédito + pré-pago) chegou a R$ 1, 861 milhão, o que representa aumento de 27%.

 

A venda de cartões de crédito realizada por meio digital no 1T23 foi de 74.136, representando 59% do total de 125.439 comercializações, e atingindo um crescimento de 215% em relação ao ano anterior.

 

Patrocínios estratégicos firmados para garantir experiência diferenciada aos clientes, como compra antecipada de grandes shows e espetáculos e condições especiais, contribuíram significativamente com o resultado do 1T23 em meios de pagamento.

 

SEGURIDADE

 

Em seguros, o BRB seguiu avançando. Destaque para o aumento de 86% em seguro residencial e 28% em seguro automóvel na comparação do 1T23 ante a 1T22.

 

INADIMPLÊNCIA

 

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2023 em queda, saindo de 3,12% para 2%, declínio de 1.12 p.p e abaixo da média de mercado.

 

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 96,7% de participação na carteira em março de 2023.

 

BASILEIA

 

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 14,91%, acima do marco regulatório de 10,5% dos quais R$ 2,29 bilhões no capital nível I e R$ 1,44 no capital nível II. O patrimônio de referência atingiu R$ 3,73 bilhões, crescimento de 36,9% em 12 meses.

 

REDE DE ATENDIMENTO

 

O BRB conta com 188 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Alagoas e Paraíba.

 

Ao número de agências, somam-se 894 correspondentes bancários e 615 ATM próprios, complementados por mais de 24 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território.

 

 

 

 


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