Brasil

Fenasamba anuncia cancelamento de Prêmio de ex-Secretário de Cultura de Vitória acusado de homofobia

Por Walter Santos

 

Decisão tomada e anunciada. A diretoria da Federação Nacional das Escolas de Samba – FENASAMBA comunica que está suspendendo a entrega do Troféu Benemérito do Samba ao sr. Luciano Gagno, ex-secretário de Cultura de Vitória (ES), que deixou o cargo após denúncias de homofobia.

Segundo argumento, ” a Escola de Samba é um lugar de difusão das mais variadas culturas, dos mais variados gêneros. É uma arte que nasceu nas periferias das cidades, com os povos negros e pobres, e que acolheu e respeita a todas, todos e todes. Nossa solidariedade à população LGBTQIA+, comunidade muito ativa com nas escolas de samba”.

Diz ainda: “Em respeito aos nossos ancestrais, às nossas origens, aos nossos baluartes, o samba, o Carnaval, as escolas de samba não podem compactuar com ações e atitudes de intolerância e preconceito em nenhuma hipótese”.

O premiado na categoria Benemérito do Samba do Grande Prêmio do Carnaval não será substituído. Simbolicamente, esse Prêmio será dedicado a todas e todos que foram vítimas de preconceito, discriminação e perseguição, por sua cor, gênero, religião ou orientação sexual.

Por fim, argumenta que “com isso, eternizamos e reforçamos nosso repúdio a todo e qualquer tipo de preconceito. Contra o racismo! Contra a homofobia! Contra a intolerância religiosa!”


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp