NORDESTE

Festas juninas contribuem para alta de 3,8% do comércio em cinco estados do Nordeste

A realização de festas juninas contribuiu para alta de 3,8% do comércio em cinco estados do Nordeste, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento analisou o período entre os dias 1º e 24 de junho em comparação com período similar de 2023.

 

Entre os cinco estados analisados, o Maranhão apresentou o maior salto de vendas (+5,4%), seguido por Paraíba e Pernambuco (ambos com alta de 3,7%). Completam a lista o Rio Grande do Norte (+2,4%) e Alagoas (+0,9%).

 

Campina Grande é o destaque entre as cidades que organizam as festas mais tradicionais, com crescimento de 6,7%. Na sequência, estão Mossoró (RN), com alta de 4,2%; São Luís (MA), com 3,8%; Caruaru (PE), com 3,2%; e Maceió (AL), com faturamento 0,7% maior do que o ano passado.

 

“Historicamente as festas juninas são importantes datas para a economia nordestina. As cidades se preparam para receber turistas, promover shows e outros tipos de atrações. Essa ampla movimentação em torno dos festejos impulsiona diferentes segmentos do Varejo, como alimentação, lazer, turismo e transportes. Os dados demonstram a força das festas juninas para o comércio”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

 

Setores

 

As festas juninas colaboraram com o faturamento do segmento de Turismo e Transporte nos estados de Alagoas (+6,1%), Maranhão (+4,2%), Rio Grande do Norte (+4,1%) e Pernambuco (+1,7%). Apenas na Paraíba houve retração de 2,0% no setor.

 

Já em relação ao segmento de Alimentação (Bares e Restaurantes), houve alta nos cinco estados analisados: Pernambuco (+6,0%), Paraíba (+3,2%), Alagoas (2,3%), Maranhão (0,9%) e Rio Grande do Norte (0,1%).

SOBRE O ICVA 

 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por cerca de 820 mil varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

COMO É CALCULADO

 

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

 

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.


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