Paraíba

Festival de Verão Cidades Criativas estréia nesta terça-feira (15), com Orquestra Sinfônica e Cia de Dança em apresentação na Catedral

O Festival de Verão Cidades Criativas, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Sedest), começa nesta terça-feira (15) com uma programação clássica. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e a Companhia Municipal de Dança apresentam o espetáculo ‘Poesia do Som – Uma Homenagem a Sivuca’, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, às 19h.

“O Festival é uma ação institucional do governo Cícero Lucena, que teve a iniciativa de procurar, a partir de uma viagem que ele fez à Colômbia, uma articulação completa com as cidades criativas do Brasil”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Ele ressaltou que o Festival, que acontece até o dia 19 de março, promove a integração dos artistas locais com os nacionais e este é o fundamento da realização.

A iniciativa envolve dança, música, teatro, culturas populares, oficinas, seminários, intervenção urbana, gastronomia e artesanato. Durante esses cinco dias, a cidade vai respirar cultura através de uma programação diversificada, que envolve ainda cinema, literatura, artes visuais e a participação de representantes dos 12 municípios que integram o programa da Unesco no Brasil.

O evento integra as diversas modalidades culturais existentes em João Pessoa com as cidades que são selo Cidades Criativas com ações que visam fortalecer todas as culturas da cidade, trabalhando ainda a capacitação com oficinas e cursos.

As atividades ocupam todos os equipamentos da Fundação, como a Casa da Pólvora, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, e diversos espaços públicos, a exemplo da orla, igrejas e escola. A programação completa pode ser acessada no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/PROGRAMACAO-FINALIZADA-09.03.22.pdf

Além da Funjope e Sedest, o Cidades Criativas envolve diversas outras secretarias municipais, como Comunicação (Secom), Educação e Cultura (Sedec), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Ficou sob a nossa responsabilidade e da Sedest, mas é um trabalho de todo o governo municipal”, enfatizou Marcus Alves.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp