Por Redação RNE
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) finalizou, nesta terça-feira, a 3ª edição do FIEC Summit Hidrogênio Verde 2024 colocando o estado nordestino avante no processo de consolidação para cadeia produtiva do Hidrogênio Verde.
Durante dois dias, segunda (12) e nesta terça-feira (13), especialistas, investidores, setores privado e público debateram sobre desafios e oportunidades para formatar no Ceará, a base nacional da indústria de H2V.
Nesta terça-feira (13) , a Aeris Energy, indústria de pás eólicas instalada no Complexo do Pecém, anunciou, durante a FIEC Summit que vai criar um novo produto: cilindros em carbono para o transporte de gás natural e hidrogênio verde.
Além do anúncio da Aeris, também foi ratificada a implantação de um Instituto de Ciência e Tecnologia no campus do ITA Ceará, a partir da assinatura de termo de cessão entre Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Governo Federal, com participação do Governo Estadual.
A implantação do núcleo tecnológico permitirá o desenvolvimento de ações inovadoras e a formação de profissionais voltados para o mercado de energias renováveis e do âmbito econômico sustentável, integrando o ITA às atividades industriais no Ceará. O núcleo, vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), possui potencial para se tornar um parque tecnológico no futuro.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas destacou a importância de ter no estado o ITA, além de turmas voltadas para a transição energética e outras prioridades do Ceará.
“Temos muito orgulho de ter aqui o ITA. É importante dizer que teremos aqui turmas voltadas para a engenharia de energias e engenharia em sistemas, algo absolutamente coerente com a prioridade estratégica de desenvolvimento do nosso estado, para energias renováveis e comunicações”, disse.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.