Nordeste

Flávio Dino entrega mais um pacote de serviços com investimentos na área da saúde no Maranhão

As melhorias são parte do plano da gestão para reestruturar e equipar a saúde no Estado

22/10/2020


Na imagem o governador do Maranhão, Flávio Dino

Revista Nordeste

Uma Policlínica no município de Presidente Dutra, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Codó, o Núcleo de Apoio à Saúde da Criança e do Adolescente do Hospital Nina Rodrigues e 32 novos leitos na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão integram mais uma etapa das inaugurações do Governo do Estado, na área da saúde. Em solenidade virtual, na Sala de Reuniões do Palácio dos Leões, nesta quinta-feira (22), o governador Flávio Dino fez a entrega das novas estruturas. As melhorias são parte do plano da gestão para reestruturar e equipar a saúde no Estado.

Em sua fala, o governador Flávio Dino enfatizou lutar sempre para por em primeiro plano o interesse da sociedade e, por isso, valorizando a união e a parceria com as gestões. “A exemplo de Codó, realizamos muito em todas as áreas e temos grande presença do Governo na região. E agora, mais essa realização, na saúde, em favor da população da cidade. Em Presidente Dutra, demos mais um passo nessa parceria, com a Policlínica, que vai compor um complexo de saúde naquela região. Em São Luís, a ampliação da maternidade e o núcleo de saúde mental. E temos muitas outras obras que vamos entregar. Essas realizações têm a marca mais importante de todas, a do carinho e respeito com a população”, pontuou o governador.

Entre as grandes obras da gestão na saúde, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) teve o número de leitos ampliado, ganhando 32 novos espaços para internação – 20 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e 12 de puérperas (pós-parto). Do total de 20 novos leitos, cinco são de Unidade de Cuidados Intermediário Convencional (Ucinco) e 15 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca). Seis destes leitos de Ucinca foram readequados e nove são totalmente novos.

Macma ganhou novos leitos (Foto: Nael Reis)

A ampliação dos leitos da maternidade se destina ao tratamento de recém-nascidos prematuros e que necessitem de atendimento especializado de alta complexidade. A maternidade conta atualmente com 35 leitos de UTI Neonatal, 18 Ucinco e seis Ucinca. Em breve, a maternidade vai ganhar mais 12 novos leitos de puérperas.

“Sem a união com as prefeituras, algumas ações não seriam possíveis, e agradeço a parceria. A UTI de Codó é um grande ganho para a unidade, e a Policlínica, a primeira fora da capital, além do espaço belo e digno para cuidado das crianças e jovens em saúde mental e os novos leitos na maternidade, pontuando a maior expansão de leitos de UTI na história do Maranhão. Mesmo em meio a toda essa pandemia, o Governo do Maranhão permanece avançando pelas melhorias aos maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula.

Policlínica de Presidente Dutra será referência na região (Foto: Gilson Teixeira)

O governador anunciou a entrega da Policlínica de Presidente Dutra, que vai atender os municípios da região. Oferece dermatologia, cardiologia, reumatologia, gastroenterologia e ortopedia, além de ambulatório para gestantes de alto risco e o primeiro serviço odontológico do Sorrir, fora da capital. A unidade aumenta a oferta de exames como ultrassonografia, endoscopia, radiologia e laboratoriais, realizando cerca de 1.6 mil atendimentos e mais de 4.5 mil procedimentos por mês. Funcionará de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h ao meio dia.

Entregue ainda a Unidade de Terapia Intensiva em Codó, instalada no Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Jr. A UTI vai atender diversas casos, incluindo pacientes com coronavírus, caso haja necessidade. No município, o Governo do Estado irá implantar ainda 10 novos leitos de UTI. O prefeito da cidade, Francisco Nagib, ressaltou que a obra era um sonho de toda a população e concretizada no governo Flávio Dino.

“Agradeço ao governador e todas as famílias que perderam entes queridos por conta do coronavírus, sei que estão agradecidos. Hoje a saúde de Codó se divide em antes e depois da UTI. A parceria com o Governo do Estado já nos auxiliou em outras grandes obras e temos orgulho por essa unidade”, enfatizou o prefeito Nagib. A UTI e a Policlínica são fruto de emenda do deputado federal Márcio Jerry, que também participou da solenidade virtual.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.