Maranhão

Fonacriad promove II Reunião Técnica contando com a participação de 21 estados

A 2ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) acontece de 21 a 23 de junho, em Fortaleza. O Maranhão foi representado no evento pela vice-presidente do Fonacriad e presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia; pela diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz; e também pela coordenadora de Programas Socioeducativos Regionalizados, Eunice Fernandes.

 

Na pauta, estiveram temas importantes para a socioeducação, como a Política de Financiamento do Sinase; Minuta de Resolução Central de Vagas; as PPP’s: contextualização e experiências no Brasil e socioeducativo, além da discussão e aprovação do Estatuto do Fonacriad.

 

A vice-presidente do Fonacriad e presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destacou a importância da reunião. “O Fonacriad é um importante espaço de participação e discussão dos gestores nacionais do sistema socioeducativo de privação e restrição de liberdade, sendo um dos desafios o financiamento da política de socioeducação, haja vista os estados financiarem na sua totalidade esse atendimento. Nesse fórum, temos a oportunidade de conhecermos práticas inovadoras que são desenvolvidas, bem como a troca de experiência entre os estados, que possibilitam um processo de crescimento e aprendizado para os gestores”, afirma.

Para a coordenadora do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, o Fonacriad tem se articulado para manter um ritmo constante de qualificação do sistema socioeducativo no Brasil. “Estamos evoluindo nas pautas importantes quando vemos aqui reunidos gestores, servidores, representantes do Sistema de Justiça e Garantia de Direitos”, pontua.

Fonacriad
O Fonacriad é um espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas em todo o Brasil. O objetivo é articular e fortalecer a execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Mais de 40 profissionais ligados à área da socioeducação participaram dos debates, apresentando conquistas e desafios do sistema socioeducativo no Brasil e compartilhando as boas práticas de atuação com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A nova diretoria do Fonacriad está composta pelo presidente Iberê Ferreira da Silva Junior, superintendente de Administração Socioeducativa (Suase) do Mato Grosso; vice-presidente Sorimar Sabóia, presidente da Funac; primeira secretária Regina Afonso, da Bahia; e o segundo secretário Zeno Tresoldi, de Santa Catarina.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp