BRASIL

Fortaleza tem 21 pontos adequados para banho

Os banhistas de Fortaleza dispõem de 21 trechos próprios para banho ou atividades e esportes aquáticos. A informação é da equipe de Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), setor da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) responsável por elaborar semanalmente o boletim de balneabilidade das praias da Capital. No total, são examinados 31 pontos distribuídos na orla fortalezense.

O índice de balneabilidade é medido com base na quantidade de coliformes fecais encontrados na água das áreas monitoradas. De acordo com a resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) por 100 mililitros. A amostragem deve ser feita em local que apresente profundidade média de um metro.

A autarquia recomenda que os frequentadores das praias evitem banho de mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, que contribuem para a deterioração da qualidade dos trechos, carreando uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem, principalmente se houver indício de escoamento recente.

(Governo do Estado do Ceará)


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp