PERNAMBUCO

Gás natural no Polo gesseiro em Pernambuco

O polo gesseiro no sertão do Araripe, em Pernambuco, será contemplado com a distribuição de gás natural, a partir da Copergás.  O anúncio será feito nesta terça-feira (06) pela governadora Raquel Lyra, na cidade de Araripina, a 700 km do Recife. A solenidade acontece no Centro Tecnológico do Araripe (CTA).

 

A chegada da rede da Copergás à região é uma reivindicação do setor, há décadas, já que o principal combustível utilizado pela maioria das empresas ainda é a queima da lenha, com perdas irreparáveis ao meio ambiente dessa região do semiárido nordestino.

 

O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, avalia que a mudança é positiva, no caminho da transição energética, mas faz ressalva quanto ao custo. “Temos defendido e cobrado esta implantação, há mais de uma década, nos trazendo alegria esta pavimentação de caminho. O desafio que agarramos agora é o aprimoramento de tecnologias, com o objetivo de ajudar as empresas a se adaptarem e alcançarem melhores resultados. Não é uma mudança simples, mas que precisa ter este primeiro passo”, explica.

 

O polo gesseiro de Pernambuco é responsável por 80% da produção do país, segundo o Sindicato das Indústrias do Gesso de Pernambuco (Sindusgesso), com geração de mais de 15  mil postos de trabalhos.

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp