BAHIA

GNLink e Petrobahia avançam chegada do gás natural ao interior do estado

 

As empresas GNLink e a Petrobahia se unem numa parceria para implantar uma unidade de liquefação e compressão em Itabuna, conectada ao gasoduto da Bahiagás, para produção de Gás Natural Liquefeito e Comprimido no Sul do estado.

 

O projeto foi apresentado nesta terça-feira (23) pelos CEOs Marcelo Rodrigues (GNLink) e Thiago Andrade (Petrobahia) ao secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Angelo Almeida.

 

“Esta instalação promoverá um aumento substancial na oferta de gás natural em áreas desprovidas de infraestrutura de dutos, desempenhando um papel crucial na transição energética estadual. Ao reduzir as emissões de gases poluentes originários de combustíveis pesados, contribuirá para um ambiente mais sustentável e alinhado com práticas mundiais”, afirma Marcelo Rodrigues, CEO da GNLink.

 

Os CEOs das empresas foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida. Foto: Mário Marques

 

Para o secretário Angelo Almeida a parceria é bem-vinda e potencializa a vocação da Bahia de utilização de Gás Natural.

 

“Recebemos com muita alegria esta notícia e vamos dar todo o apoio institucional necessário para o empreendimento, que promete abastecer municípios com gás 100% baiano. Como eles explicaram, a meta é atingir até 1.000 quilômetros no modal rodoviário. E não podemos esquecer que com o gás não há impacto ambiental e ainda ajuda na redução de carbono”, diz o gestor da pasta.

 

Como vai funcionar a parceria

 

A GNLink comprará o Gás Natural da Bahiagás, e irá investir, operar e manter todos os equipamentos necessários, com investimento na ordem de R$ 125 milhões.

 

Já a Petrobahia fará a logística e utilizará o Gás Natural para ampliar a sua rede de postos com Gás Natural veicular no estado, com investimento na ordem de R$ 30 milhões.

 

 

A planta de Liquefação e Compressão em Itabuna terá capacidade total de produção de 98 mil m3 por dia de Gás Natural Liquefeito e Comprimido. Os equipamentos devem chegar entre março e maio com previsão de início de produção no terceiro trimestre de 2024.

 

A Bahiagás fornecerá o Gás Natural conforme contrato de longo prazo assinado, a partir de uma chamada pública para interiorizar o Gás Natural em 10 cidades do Estado: Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Linha Verde, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Itapetinga, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Texeira de Freitas.

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp