MARANHÃO

Governador Carlos Brandão e presidente Lula anunciam novos investimentos em infraestrutura e programas sociais

Por Redação RNE

 

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em São Luís nesta sexta-feira (21) para anunciar novos investimentos no Maranhão. Entre as ações estão a construção de linha de transmissão de energia renovável que ligará o município de Graça Aranha ao estado de Goiás, a renovação da concessão do Porto do Itaqui e a construção de um novo trecho de extensão da Avenida Litorânea.

 

De acordo com o governador Carlos Brandão, será assinada a autorização para o início das obras de construção da Linha de Transmissão Graça Aranha (MA)/Silvânia(GO), primeira linha de transmissão de energia 100% renovável do estado.

 

“Esta é uma das maiores obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Somente o trecho maranhense desta linha terá 600 quilômetros, passando por 14 municípios. É um investimento de 18 bilhões que vai gerar cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, a maioria no Maranhão”, informou o governador Carlos Brandão.

 

 

Porto do Itaqui

 

 

Outra ação importante da agenda do presidente Lula em São Luís será a assinatura da renovação da concessão do Porto do Itaqui por mais de 25 anos. O atracadouro maranhense tem batido recorde  em suas operações.

 

“ A renovação da concessão é mais uma medida importante para o desenvolvimento do Maranhão. O Porto do Itaqui, em breve, iniciará a construção de mais um berço, o 98, com investimentos da ordem de R$ 300 milhões em recursos próprios do porto, o que vai ampliar as atividades operacionais”, assinalou o governador Carlos Brandão.

 

O novo berço portuário terá profundidade de atracação de até 18 metros e dimensão de 320m × 40m. Por ano, serão 110 navios atracados a mais em relação ao atual cenário; além de 8,5 milhões de toneladas a mais exportadas anualmente, gerando um incremento de cerca de 17% a mais na receita anual do Porto. A previsão é de que a obra, voltada para cargas de granel sólido vegetal, seja entregue em setembro de 2026.

 

Exportação

 

A cada ano, o Porto do Itaqui bate mais recordes em movimentação de cargas. O ano de 2023 registrou a maior movimentação histórica de cargas gerais, com 36,4 milhões de toneladas. Em seu último marco histórico, o Porto registrou o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos.

 

Só em maio de 2024, foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando o recorde anterior de 2.017.627, estabelecido em junho de 2023. Essa soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.

 

Mobilidade urbana

 

Outra parceria com o Governo Federal será a conclusão da extensão da Avenida Litorânea. O investimento será de R$ 250 milhões. Segundo o governador Carlos Brandão, esta será uma das mais importantes obras para a mobilidade urbana da Grande Ilha de São Luís.

 

A Avenida Litorânea tem cerca de sete quilômetros, chegando até o Olho d’Água. Por meio desta nova parceria com o Governo Federal a via terá extensão de mais cinco quilômetros, chegando até o Araçagi. “Esta será uma via paralela a Avenida dos Holandeses, melhorando em 40% a mobilidade urbana em toda aquela região, beneficiando os quatro municípios da Grande Ilha”, informou o governador Carlos Brandão.

 

Outros investimentos

 

O governador Carlos Brandão informou, ainda, que na mesma solenidade será assinada a autorização para complementar o Programa Luz Para Todos. No estado, cerca de 9 mil famílias ainda não têm acesso a energia elétrica, sobretudo nas áreas rurais dos municípios do interior, que serão a prioridade nesta nova etapa do programa social.

 

Será assinada, também, uma parceria com os municípios, por meio do Ministério do Esporte, para a construção de areninhas esportivas, beneficiando 31 cidades maranhenses, garantindo espaços qualificados para prática esportiva e atividades de lazer.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp