O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21), a reforma da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Valença, com 1.000 metros de comprimento por 20 metros de largura, e custo total de R$ 2.383,578,49. Na oportunidade, o gestor anunciou que, nesta semana, vai entregar também as pistas de pouso dos aeródromos de Castelo do Piauí e Cocal. A meta, segundo o chefe do Executivo estadual, é entregar, até o fim do ano, um total de 29 novas pistas e novos aeródromos, alguns, inclusive, com balizamento noturno.

Para o governador, a obra em Valença é parte do projeto de Governo do Estado de fortalecer a aviação regional até ao fim deste ano. “Temos obras de aviação de Cajueiro da Praia a Corrente, sendo que 11 das 29 pistas a serem inauguradas terão balizamento noturno. Portanto, poderá contar com serviço noturno do Samu aéreo para salvar mais vidas, vai fortalecer o turismo e também atrair investidores para que eles possam chegar e decidir por investir em cada um dos territórios de nosso estado”, disse Rafael.

 

Segundo Fonteles, a aviação regional é cada vez mais importante dentro da estratégia estadual de desenvolvimento econômico e social. “Portanto, Valença, como importante cidade do Vale do Sambito, não poderia ficar de fora desses investimentos”, disse o gestor.

O gestor da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Jonas Moura, disse que o órgão está cumprindo a meta de construir 29 pistas de pouso e decolagem no estado. “Valença tem uma importância por agregar todo o Vale do Sambito e vamos continuar trabalhando para atrair investidores, reduzir as distâncias e trazer mais segurança para nossa população nas áreas de saúde e de educação. Estamos focados para entregar essas obras até o fim do ano”, explicou o secretário.