Rio Grande do Norte

Governadora Fátima Bezerra abre semana da juventude e inaugura reforma de escola

Com a instituição do Programa Jovem Potiguar e assinatura do decreto que constitui o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude, a governadora Fátima Bezerra abriu nesta segunda-feira (13) a 4ª Semana Estadual da Juventude e inaugurou as novas instalações da Escola Estadual Raimundo Soares, na Cidade da Esperança, zona oeste de Natal.

A jornada deste ano, cujo tema é “O Poder da Juventude na Transformação do RN”, ocorre de 13 a 22 de setembro, com atividades em sete municípios – Natal, Pau dos Ferros, Baraúna, Mossoró, Currais Novos, Parelhas e Lajes -, além de eventos virtuais mobilizando todo o Estado.

A governadora destacou a coincidência de a Semana da Juventude deste ano ocorrer no período em o Brasil comemora o centenário de nascimento do educador Paulo Freire e o RN inaugura uma escultura, no largo do Pico do Cabugi, lembrando as 40 Horas de Angicos, experiência inovadora de alfabetização de adultos, interrompida pelo governo militar. “A programação de homenagem a Paulo Freire terá seu ponto máximo no próximo domingo, quando vamos entregar ao Rio Grande do Norte, ao Nordeste e ao Brasil, uma escultura de 12 metros de altura, onde tudo começou. Foi lá [em Angicos] que ele plantou as sementes de seu inovador e revolucionário programa de alfabetização que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos.”

Fátima Bezerra lembrou que as políticas voltadas para a juventude de seu programa de governo não são uma peça de retórica. Além do Programa Jovem Potiguar, instituído com a sanção da Lei 10.984, e do Comitê Intersetorial, ela citou outras iniciativas como o CredMais, que financia empreendimentos geridos por jovens entre 18 e 29 anos – formais ou informais, solidários ou convencionais; o Jovem Aprendiz, que obriga fornecedores e prestadores de serviços ao Governo do Estado a cumprirem a cota de contratação de aprendizes, e a construção de doze unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), um deles na zona oeste da capital. “São ações como estas, aliadas a outros programas no âmbito da Secretaria de Mulheres e Juventude, que estamos desenvolvendo para apoiar os jovens do Rio Grande do Norte”, enfatizou a governadora.

*SecomRN

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp