Política

Governadores acertam chegada da Sputnik V na próxima semana; Wellington Dias detalha acordo

Governadores das regiões Norte e Nordeste se reuniram  com integrantes do Fundo Soberano Russo nesta terça-feira (15). O governador Wellington Dias informou que os líderes estão alinhando os detalhes do contrato e da importação das doses da vacina Sputnik V, respeitando as determinações da Anvisa.

“A reunião foi para manter o contrato com 37 milhões de doses e na próxima semana apresentam o cronograma. Vamos ter com a aprovação da Anvisa um primeiro a entrega de 1% para o Consórcio”. disse Dias.

Os governadores da região fizeram acordo para a compra de 30 milhões de doses da vacina russa, no entanto, os estados não poderão importar essa quantidade, uma vez que o uso da Sputnik V foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com restrições.

Após a Anvisa ter recomendado a importação excepcional e temporária da vacina russa Sputnik V para o Consórcio Nordeste, o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Rondônia pediram à agência que a autorização dada seja estendida ao grupo.

A Sputnik V já foi aprovada em 66 países, ocupando a segunda posição mundial em aprovações de reguladores estatais. A vacina russa tem uma eficácia de 97,6%, baseando-se na análise dos dados de 3,8 milhões de russos vacinados, de acordo com o RFPI e o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp