POLÍTICA

Governadores discutem pautas coletivas estruturantes do Consórcio NE

EXCLUSIVO – Por Walter Santos e Alexandra Vieira


TERESINA
 – Tudo pronto, em Teresina, para a nova rodada de discussões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, a partir das 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty, com objetivo de estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento dos nove estados da região.

Segundo o governador anfitrião, Wellington Dias (PT), no encontro serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental.

Wellington Dias informou ainda que será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste. “A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou o gestor.


O QUE É

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de protocolo de intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.


Programação Reunião Consórcio Nordeste

14h – Recepção das autoridades
14h30 – Abertura do encontro
· Pronunciamento do governador do Estado do Piauí – Wellington Dias
· Pronunciamento do governador do Estado da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste – Rui Costa
19h – Assinatura e divulgação da “Carta de Teresina”
19h30 – Coletiva de imprensa


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp