Nordeste

Governadores pedem reanálise da Sputnik V à Anvisa e se reúnem com embaixador da Rússia

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) enviou nesta terça-feira (4) a Agencia Nacional de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um documento onde solicita a reanálise da não aprovação do pedido de importação emergencial da vacina russa Sputnik V.

Na semana passada, a agência negou o pedido feito por dez estados. Segundo a assessoria do Consórcio do Nordeste, foram enviados à Anvisa novos esclarecimentos técnicos e documentação comprobatória da eficácia, qualidade e segurança do imunizante, que é desenvolvido pelo Instituto Gamaleya. O documento em inglês tem 55 páginas.

No documento enviado hoje pelo Consórcio Nordeste, o Comitê Científico alega que “recebeu com surpresa a decisão do órgão regulatório de não aprovação do pedido da importação em caráter excepcional pelos Estados que integram o Consórcio Nordeste”.

Ainda de acordo com o texto, o Comitê alega que “a vacina Sputnik V teve sua eficácia e segurança analisadas e escrutinadas em testes clínicos publicados em revistas de alto nível mostrando uma eficácia de 91.6% e um ótimo perfil de efeitos adversos”.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste conclui: “acreditamos que está nas mãos da Agência, agora em posse de novas evidências e esclarecimentos, reavaliar a real existência dos riscos por ela apresentados para a sua decisão e, com a celeridade que a saúde da população brasileira requer, apresentar as suas respostas”, encerra o documento.

Veja a íntegra do documento: Nota sobre ANVISA_SPUTNIK04mai2021_FINAL 2

Encontro diplomático

E paralelamente ocorre neste momento agenda com embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy. Participam representando os governadores do nordeste, Wellington Dias – presidente do Consorcio Nordeste e o governador do Pará, Helder Barbalho representando os estados do norte. Após agenda eles conversarão com imprensa. Agenda ocorre na embaixada da Rússia em Brasília.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp