Maranhão

Governo com Fiocruz faz pesquisa sobre impacto da COVID-19 em cuidadores de idosos

23/10/2020


Com o objetivo de compreender o impacto da pandemia da Covid-19 em pessoas cuidadoras de idosos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, está realizando a Pesquisa “Avaliação das condições de trabalho e saúde de cuidadores das pessoas idosas em tempos de Covid-19”.O estudo busca reunir informações sobre o perfil sociodemográfico de cuidadores de pessoas idosas e mapear o impacto da pandemia para as suas condições de trabalho, informação e saúde. O levantamento faz parte do projeto “Cuidando de quem cuida” e se debruça sobre uma população em situação de vulnerabilidade, abrangendo tanto os cuidadores familiares, quanto os cuidadores remunerados.

A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso, Claudiana Miranda Cordeiro, destaca que a finalidade do levantamento é avaliar como estão as condições dos cuidadores das pessoas idosas no estado, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.

“A partir disso, poderemos construir políticas públicas de planejamento e de ações para que tenhamos esses cuidadores sendo cuidados. Nós estamos divulgando a pesquisa para todo o Maranhão. Ela contempla todas as instituições e equipamentos de saúde que cuidam das pessoas idosas de uma forma geral. Também consideramos cuidador aquela pessoa que cuida de algum familiar idoso”, afirma a gestora.

A pesquisa será realizada até o dia 30 de outubro. Para participar, basta preencher um questionário on-line https://covid19.cuidadores.fiocruz.br/inquerito.php. A participação é anônima


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.