CEARÁ

Governo do Ceará assina Mensagem que propõe simplificar licenças ambientais para empreendimentos agrícolas

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto
Tatiana Fortes – Fotos

 

Assinada na abertura do PEC Nordeste 2023, a Mensagem será enviada ainda nesta quinta-feira (15) para a Alece

 

A abertura da 26ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste) foi realizada, na manhã desta quinta-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A expectativa é 50 mil participantes no evento que se estende até o próximo sábado (17). O governador Elmano de Freitas esteve na abertura, acompanhado de outras autoridades e representantes do setor.

Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual assinou a Mensagem que propõe a simplificação de licenças ambientais para atividades agropecuárias com baixo potencial poluidor. A intenção é proporcionar otimização dos serviços diante das particularidades dessas atividades específicas, considerando a proteção do meio ambiente.

“Primeiro, vamos garantir uma licença unificada para sua propriedade. Isso garante um processo mais simples em relação ao tempo, procedimento e às exigências. Essa simplificação é por uma questão lógica, porque são ações de baixíssimos impactos ambientais. Era questão de justiça, reivindicada pela Federação e produtores”, explicou Elmano de Freitas.

A Mensagem, que será enviada nesta quinta-feira (15) para a Assembleia Legislativa do Ceará, prevê a submissão a um licenciamento simplificado ou mesmo a isenção de licenciamento para algumas atividades que, na avaliação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), são de porte micro com potencial poluidor degradador baixo, não causando impactos ambientais que justificam o licenciamento.

O governador falou ainda que é preciso integrar ações para ampliar a capacidade das cadeias produtivas, a infraestrutura e tecnologia no campo e a segurança alimentar para todos. “O produtor rural tem no Estado o apoio, a aliança e o diálogo para construirmos, juntos, as políticas públicas que possam ajudar o produtor a ter uma vida mais tranquila. Esse apoio é de crédito, assistência técnica, melhoria de estradas e produção de energia. Temos a possibilidade de favorecer a agricultura cearense, para que ela se transforme em um grande setor de uma classe média rural. Isso atrai nossos jovens, para que permaneçam e produzam alimentos para toda a sociedade”.

Elmano de Freitas foi também homenageado com o troféu Parceiro Sindical, concedido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp