CEARÁ

Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral firmam parceria para universalizar tempo integral em todas as escolas do município

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil e Fhilipe Augusto – Comunicação Institucional Texto

Com iniciativa, Sobral será a primeira cidade do Brasil a ter da Educação Infantil ao Ensino Médio em tempo integral

Educação com qualidade e equidade é prioridade no Ceará. Exemplo disso é o Programa de Educação 100% em Tempo Integral de Sobral, que foi lançado em solenidade realizada na Escola de Ensino Fundamental Edgar Linhares, com a presença da governadora Izolda Cela, do prefeito Ivo Gomes e do senador da República, Cid Gomes. Após o lançamento, moradores do Residencial Novo Caiçara ganharam uma areninha.

A governadora Izolda Cela falou sobre a importância da iniciativa, que deve universalizar a oferta de tempo integral no município até 2024, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Além das disciplinas acadêmicas, a escola em tempo integral, com projeto pedagógico qualificado, traz outros processos que contribuirão com os estudantes e suas famílias. Apesar das dificuldades, seguimos fortalecendo a boa correnteza. Sobral, ao não se conformar e abrir novas fronteiras, é um exemplo disso. Vamos expandir essa experiência por todo o Ceará. Escola tem que ser um lugar de sonhos”, garantiu.

Com o apoio do Governo do Ceará, por meio da lei estadual que ampliou o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), agora Paic Integral, a iniciativa abrange todas as escolas públicas municipais e estaduais em Sobral. O apoio será técnico, pedagógico e financeiro. A iniciativa também tem a parceria de organizações não governamentais.

“Sobral será a primeira cidade do Ceará a ter tempo integral para todos os estudantes da rede pública, desde a creche até a escola estadual. Isso passa pela responsabilidade direta do Município, como também do Estado”, explicou o prefeito Ivo Gomes.

No total, serão investidos mais de R$140 milhões até 2024 para a construção de novas escolas e Centros de Educação Infantil em Sobral. Atualmente, o município tem 26 Centros de Educação Infantil e 14 escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral. No Ensino Médio, das 16 Escolas Estaduais aptas ao formato, 13 já contam com a jornada prolongada, com cinco mil matrículas.

Revolução educacional

Com experiência iniciada em Sobral, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic Integral), que completou 15 anos em 2022, tem sido o indutor da transformação que o Ceará vivencia na educação básica.

Nesse sentido, a governadora Izolda Cela sancionou, no último 16 de dezembro, a lei estadual que ampliou o Paic, para apoiar a universalização da jornada prolongada no Ensino Fundamental nas redes municipais do Ceará. A lei prevê que a implementação do tempo integral acontecerá progressivamente até 2026, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano em 2023.

Para isso, está previsto investimento de R$ 900 milhões, mediante antecipação do recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), nos próximos quatro anos.

O apoio do Executivo Estadual aos municípios representa mais um avanço para a educação pública cearense que, hoje, tem 87 escolas públicas entre as 100 melhores do Brasil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp