BAHIA

Governo do Estado quer transformar Terminal Portuário Miguel de Oliveira em um porto verde

Luciana Leão*

 

Em reunião com empresas chinesas  nesta quinta-feira (22) o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, afirmou a intenção do Governo do Estado em transformar o Terminal Portuário Miguel de Oliveira (antigo Porto da Ford), no município de Candeias, em um porto verde, por meio de um consórcio multinacional. O Terminal está paralisado desde 2021, quando a Fábrica da Ford deixou de operar no Polo de Camaçari.

 

Além do Yantian Port Group, operador do porto de Shenzhen na China, a reunião contou com a participação das companhias chinesas Cosco Shipping, BYD Auto e CCCC Water Transportation Consultants. Ainda estiveram presentes ao encontro membros da equipe técnica da SDE, Bahiainveste, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Codeba – Companhia das Docas do Estado da Bahia.

 

Segundo o secretário da SDE, Angelo Almeida,  94% da matriz energética da Bahia é limpa e mostra o quanto o estado está preparado para integrar mundialmente o processo da transição ecológica.  “Queremos ter um porto verde, no padrão mundial de liderança neste segmento. Nossa intenção é gerar emprego e renda e o Governo da Bahia não medirá esforços no sentido de construir e colaborar com a construção de um consórcio com o governo e empresas chinesas”, declara.

 

Comitiva de empresários chineses em visita técnica ao Terminal Portuário de Miguel Foto: Marcos Braga- SDE

 

O vice-presidente da Shenzhen Port Group, Qiao Hongwei, declarou que investir na infraestrutura de portos resulta no desenvolvimento regional e , nesse contexto, o grupo mostra interesse em participar do Consórcio para implantação do Porto Verde, no Terminal Portuário Miguel de Oliveira.

 

“O porto é um dos principais elementos de infraestrutura para o desenvolvimento da economia regional. Nós observamos a economia no entorno do porto para servir a todos, além disso, nos alinhamos com o planejamento do governo para prestar um melhor serviço. Para um porto ser eficiente tem que balancear a saída e a entrada. Queremos ajudar no desenvolvimento da economia regional e tornar esse negócio em um exemplo de parceria entre China e Brasil”, declara Qiao Hongwei.

 

Logística de integração com a BYD

 

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira foi construído visando o escoamento da produção do Complexo Industrial Ford Nordeste, numa área total de 360.833 m2. Inaugurado em outubro de 2005, tinha capacidade de movimentar à época de 150 a 180 carros/hora, acima da média mundial de 120 unidades/hora.

 

Durante as negociações para a aquisição da antiga fábrica da Ford pela chinesa BYD, o Governo da Bahia não concedeu à cessão do porto à BYD, e optou em realizar estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e jurídica para um projeto de exploração ampliado, sendo a Infra S. A (antiga Valec) responsável pelos estudos, contratada pela Bahiainveste.

 

Ataíde Oliveira, diretor de Administração e Finanças da Bahiainveste, empresa responsável pela modelagem do projeto do terminal privado, afirma que a chegada da BYD é muito mais do que a linha de produção de carros e que compreende a existência de um conjunto de desenvolvimento tanto na parte de indústria, quando de educação e outros setores. “Temos total interesse em estabelecer um cronograma de trabalho e compartilhar tudo o que a gente já fez sobre o projeto. Estamos preparados para ajudar a compreender os eventuais obstáculos e a forma de superá-los”, referindo-se aos recentes investimentos realizados pelo Governo no Terminal.

 

*Com informações da Ascom SDE Bahia


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