PIAUÍ

Grupos armados ameaçam moradores de Barra Grande no Piauí

Em denúncia publicada pela reportagem do Uol e pelo Cidade Verde.com, comunidades tradicionais que moram em Barra Grande, litoral de Cajueiro da Praia (PI), relatam que estariam recebendo ameaças e ataques de milícias que atuam para expulsar moradores. O caso foi denunciado pela DPU (Defensoria Pública da União).

Nos últimos anos, a praia de Barra Grande vive um boom no turismo, com a abertura de pousadas. O destaque é a prática do kitesurf — a região apresenta condições ideiais para o esporte e atrai pessoas do Brasil e do mundo, inclusive para competições.

As terras passaram a  ser valorizadas, e isso trouxe a cobiça de grileiros que tentam se apropriar das terras e explorá-las economicamente com empreendimentos, em detrimento das comunidades tradicionais que lá residem há décadas.

 

O defensor público da União, José Rômulo Plácido Sales formalizou, no dia 16 de abril uma denúncia de que agentes do Estado, principalmente policiais, estariam cometendo o crime de formação de milícias para dar suporte à grilagem de terras no litoral piauiense.

 

Sales, inclusive, apresentou a denúncia ao secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, que afirma ter determinado a abertura da investigação pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil.

Grilagem

O litígio e suposta grilagem de terras são investigados em inquérito civil aberto em junho de 2023 pelo MPF (Ministério Público Federal).

Segundo o órgão, a praia fica na APA (Área de Proteção Ambiental) Delta do Parnaíba, que é de titularidade da União e “potencialmente ocupada pelos agricultores há 60 anos”. Como as investigações estão em curso, o órgão não passou detalhes.

A SPU (Secretaria de Patrimônio da União), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirmou que realizou uma fiscalização no local e observou “indícios de irregularidades relacionadas à ocupação e uso indevido da área”. “A apuração está em curso e o relatório final será encaminhado ao MPF.”

*Com informações do UOL e Cidade Verde.com


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp