INTERNACIONAL

Hamas expõe exigências ao cessar-fogo

O Governo do Catar divulgou na manhã desta sexta-feira os termos do grupo Hamas para o cessar-fogo na guerra com o Israel.

 

O documento, segundo informações do HORA 1, da TV Globo e da Agência Reuters, foi acertado na noite desta quinta-feira (14), mas divulgado somente hoje (15).

 

Entre alguns das exigências está a libertação mil prisioneiros do Hamas pelo governo de Israel em troca de libertação de reféns israelenses mantidos pelo grupo terrorista, com prioridade para idosos e crianças.

 

A proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza foi apresentada a mediadores e aos EUA,  diz reportagem da Reuters, e  inclui a libertação de reféns israelenses em troca da liberdade de prisioneiros palestinos, 100 dos quais cumprem penas de prisão perpétua, de acordo com uma proposta vista pela Reuters.

 

Segundo reportagem da Reuters , na noite de quinta-feira (14), o Hamas disse ter apresentado aos mediadores uma visão abrangente de uma trégua baseada no fim do que chama de agressão israelense contra os palestinos na Faixa de Gaza, no fornecimento de suprimentos e outras ajudas, no retorno dos deslocados de Gaza às suas casas e na retirada das forças israelenses.

 

Com a guerra agora no seu sexto mês, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que pelo menos 576 mil pessoas em Gaza estão à beira da fome e a pressão global tem aumentado sobre Israel para permitir mais acesso à ajuda.

 

A guerra foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas a cidades do sul de Israel, em 7 de outubro, que deixou 1.200 pessoas mortas e 253 feitas reféns, segundo dados israelenses.

 

Mais informações serão atualizadas em instantes.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp