BRASIL

Imposto de Renda escancara desigualdade regional no Brasil

Renda média do Imposto de Renda por estado no Brasil: Norte e Nordeste têm menor proporção de declarantes e renda média mais baixa

 

Jamildo Melo

 

Dados agregados da da Recite Federal sobre imposto de renda da pessoa física mostram Retrato das Desigualdades Brasileiras

 

A análise dos dados da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) permite comparar diferentes unidades federativas e regiões com base em dois indicadores principais: proporção de declarantes do Imposto de Renda na População Economicamente Ativa (PEA) e renda total média declarada à Receita Federal em cada estado.

 

Em 2022, os 16 estados do Norte e Nordeste, juntamente com Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, apresentaram uma proporção de declarantes do Imposto de Renda inferior à média nacional, de 35,6%. Por outro lado, acima da média nacional estavam os três estados da região Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

A renda média total anual nas declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2022 para o Brasil foi de R$ 122.508, o equivalente a cerca de R$ 10.209 mensais. Apenas cinco unidades federativas, todas localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, apresentaram renda média superior à média nacional. As outras 22 unidades federativas registraram rendimento médio inferior.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp