PERNAMBUCO

Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

O Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto de lei, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal do Recife, foi elaborado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que vem se destacando, ao longo do mandato, pela defesa da cultura e dos direitos humanos no Recife. O documento segue para a sanção do prefeito João Campos.

 

 

A vereadora também fará uma Reunião Solene em homenagem aos 60 anos do Arcebispado de Dom Helder Câmara na Arquidiocese de Recife e Olinda e os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). O evento será no dia 22 de abril, às 18h, na Câmara Municipal do Recife.

 

Sobre o IDHeC

 

 

O IDHeC é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a preservação e divulgação do legado de Dom Helder Câmara.

 

 

No IDHeC, além de abrigar as obras de Dom Helder também tem a Casa de Frei Francisco, fundada em 1984, que acolhe crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Foto: Divulgação 

 

 

Além de salvaguardar as obras do Dom, o instituto também é um norte no combate às diversas formas de violência e opressão, incentivando o exercício da cidadania através da cultura e da arte.

 

 

“O IDHeC é um fundamental para o Recife. Eles são responsáveis por salvaguardar a obra de Dom Helder que não só foi um grande poeta, mas também uma referência na luta pelos direitos humanos e pela justiça social. Eles também desenvolvem um trabalho social de suma importância para os e as jovens recifenses através da arte”, comentou Cida Pedrosa.

 

 

O IDHeC também conta com a Casa de Frei Francisco, fundada em 1984, que acolhe crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra que estão em situação de vulnerabilidade social.

 

 

O espaço conta com o programa Jovem Aprendiz que insere jovens no mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento através da arte.

 

 

“Recebemos com alegria e gratidão a aprovação do projeto de lei de Cida. Todo o acervo de Dom Helder está tombado pelo Governo do Estado e representa um conjunto de pensamentos que contribuíram para a atualidade da Igreja Católica e para a história contemporânea do Brasil. Esta à disposição de todos, contando com uma exposição permanente na Igreja das Fronteiras.”, disse Virgínia Pimentel, diretora executiva do IDHeC.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp