ALAGOAS

Interiorização: Governo do Estado vai levar internet 5G gratuita para municípios

Projeto prevê Trânsito Inteligente com IA, que vai facilitar sistema de monitoramento fiscalização que pode aumentar a arrecadação do Estado em R$ 5 bilhões em 10 anos

 

Um projeto construído pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a empresa de Telecomunicações, Brisanet, levará internet 5G gratuita para os municípios alagoanos, com o objetivo de criar o Plano de Trânsito Inteligente para fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias.

 

A iniciativa prevê um aumento de R$ 5 bilhões na arrecadação do Estado, nos próximos 10 anos. O  acordo foi assinado entre o governador Paulo Dantas, a secretária Renata Santos (Sefaz) e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira.

 

Interiorizar o acesso à tecnologia

 

Governador Paulo Dantas em reunião com o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira. Foto Edvan Ferreira/ Agência Alagoas

 

Ao interconectar a infraestrutura das cidades mais distantes à internet,  a população que mora  na zona rural terá mais acesso ao uso das tecnologias.  “Medidas como essa, que busca a construção de um governo mais digital e que se conecta com o futuro, visa prestar um serviço inovador, eficiente e seguro. O objetivo é facilitar a vida do cidadão”, disse o governador Paulo Dantas, durante a assintura do acordo com a Brisanet.

 

Para a secretária da Sefaz-AL, Renata dos Santos, Alagoas será referência nacional no uso de tecnologia no setor público, e consequentemente no desenvolvimento econômico sustentável.

 

“A implantação de ferramentas como esta nos serviços prestados pelo Governo de Alagoas, como está sendo feito pela Sefaz, vai contribuir ainda mais nas ações de fiscalização e arrecadação da receita, bem como aproximará o morador da zona rural da administração pública, conectando-o com os serviços oferecidos pelo Estado”, destacou.

 

O CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, pontuou que o planejamento para instituir toda a infraestrutura no Estado será executado nos próximos dois anos. A partir daí, segundo o executivo, cria-se um ambiente de rede eficiente de interconexão em todo o Estado, com acesso para todos. “É um passo muito grande para conseguir superar o gargalo da digitalização dos serviços através de uma infraestrutura de rede eficiente que conecte toda a zona rural de Alagoas aos serviços do Estado, bem como avance economicamente através do Programa Trânsito Inteligente”, ressaltou.

 

Como funcionará os programas

 

O Projeto Trânsito Inteligente visa à utilização de AI (inteligência artificial), implantação de câmeras de vídeo-monitoramento com tecnologia QCR, ao longo das rodovias alagoanas, bem como a instalação de balanças dinâmicas em pontos estratégicos e de Speed Dome (câmeras que possuem zoom óptico e que se movimentam por 360º). O plano contará ainda com uma central de monitoramento.

 

Já a distribuição de internet 5G gratuita para os municípios alagoanos se trata do Projeto Wi-fi nas Praças, que deverá levar o benefício, principalmente, para que os moradores da zona rural se conectem com os serviços públicos essenciais do Estado. A iniciativa ainda promoverá a geração de 250 empregos.

 

*Com informações da Agência Alagoas

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp