Paraíba

João Azevêdo inicia projeto de recuperação das nascentes do Rio Paraíba

O governador João Azevêdo acompanhou, nesta sexta-feira (4), em Monteiro, no Cariri paraibano, o início do projeto Nascente Viva, que irá promover uma série de ações para recuperar e revitalizar as nascentes do Rio Paraíba. Na localidade visitada pelo gestor estadual serão recuperados 10,32 hectares de áreas e utilizadas 16.512 mudas. No total, serão plantadas mais de um milhão de mudas em 24 municípios do estado, compreendendo um total de 633 hectares.

 

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes e conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de 14 empresas para viabilizar a implantação de políticas sustentáveis visando à expansão da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos. O trabalho de conscientização envolverá a sensibilização e orientação a respeito da coleta seletiva, treinamentos e capacitações, além de reuniões com as comunidades locais.

 

“Nós vamos reflorestar 633 hectares de matas ciliares e nascentes e o impacto dessa ação será gigantesco porque estaremos resgatando de fato o Rio Paraíba, trazendo desenvolvimento sustentável para a região e queremos que a vazão do rio seja ampliada  a partir dessas recuperações, gerando o que conhecemos como fábrica de água”, frisou o chefe do executivo estadual.

 

O início da plantação das mudas contou com a participação de estudantes da Escola Cidadã Integral (ECIT) José Leite de Sousa. A gestora Vera Paz destacou a importância da ação para o despertar da consciência ambiental dos alunos. “A nossa escola está mostrando que busca mostrar o nosso papel em defesa do meio ambiente. Em relação ao meio ambiente, os nossos professores têm um projeto para fazer esse trabalho de replantação porque sabemos que com isso estamos garantindo um futuro melhor, cuidando da nossa água e da nossa vida”, comentou.

 

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, o deputado federal Gervásio Maia, o deputado estadual Ricardo Barbosa, prefeitos e vereadores da região, além de auxiliares da gestão estadual estiveram presentes.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp