Pernambuco

Jornalista Joezil Barros morre aos 84 anos no Recife

Falecimento aconteceu na manhã desta terça-feira (21). Ele foi presidente do jornal Diario de Pernambuco e chefe da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

 

O jornalista Joezil Barros morreu aos 84 anos, nesta terça-feira (21), no Recife. A morte aconteceu às 9h. Ele tratava um câncer no pulmão e morreu em decorrência da doença.

Joezil foi presidente do jornal Diario de Pernambuco, com sede na capital pernambucana. Joezil também foi chefe da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde exercia o cargo de assessor de comunicação.

De acordo com o órgão, ele estava afastado de suas funções no tribunal para realização do tratamento contra o câncer e foi internado em 30 de novembro deste ano no Hospital Memorial São José, na área central do Recife.

Ele deixou a esposa Neide Barros, dois filhos, quatro netos e seis bisnetos. O velório do jornalista acontece na tarde desta terça-feira (21), o sepultamento ocorre a partir das 17h e a cremação foi prevista para as 18h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Perfil

A carreira dele começou aos 16 anos. Ele foi repórter da Rádio Clube e, posteriormente, trabalhou para a editoria de política do Diario de Pernambuco.

Por meio de nota, o jornal informou que Joezil “exerceu diversas funções, como repórter de polícia, editor regional, editor de Cidades, gerente comercial, diretor comercial, superintendente e presidente”.

Ele também ocupou os cargos de gerente de publicidade da empresa e, depois, presidente do conselho de administração dos Diários Associados, grupo de comunicação criado por Assis Chateaubriand, que reuniu emissoras de rádio, TV e jornais em vários estados do país.

Formado pela Escola Superior de Relações Públicas e pela Faculdade de Direito de Olinda, Joezil também teve uma trajetória marcada pela participação em projetos e organizações sociais.

Notas de pesar

Por meio de nota, o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) lamentou a morte do jornalista e afirmou “manifestar a solidariedade aos seus familiares, amigos e ao jornalismo pernambucano como um todo pela perda desse profissional de grande destaque”.

Ainda no texto, o governador também reconheceu a ” importante missão como líder sindical e presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco” exercida por Joezil.

Também por meio de nota, o Diario de Pernambuco afirmou que “lamenta profundamente o falecimento do seu ex-presidente”. Segundo o jornal, Joezil tinha “origem humilde” e “nasceu filho de um condutor de bondes e precisou iniciar sua vida profissional ainda na adolescência”.

Em nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco expressou “profundo pesar” pela morte de Joezil e informou que, em 2018 e 2019, ele foi assessor de comunicação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco.

Ainda no texto, o TJPE relembrou a trajetória profissional de Joezil: “De 1985 a 1990, foi juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe)”.

A Associação da Imprensa de Pernambuco também manifestou pesar pelo falecimento de Joezil. Em nota, a instituição disse que o jornalista “ocupou várias funções, entre elas foi presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco e da Federação Nacional de Imprensa”.

Além disso, declarou que ele “deixa um legado para a história da Imprensa nacional. Nas páginas dos nossos livros, não faltam registros da sua atuação em defesa da profissão. Neste momento de dor, prestamos condolências aos seus familiares e amigos”.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), também lamentou a morte de Joezil e disse, por meio de nota, que “ficam o legado profissional e o exemplo de como fazer e conservar amigos”.

 

g1pe


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp