PARAÍBA

Jovem fabrica carro artesanal e máquina de perfurar poço

No sítio Cacimba Nova, cerca de 7 km da cidade de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, foi encontrado um jovem que, por causa da sua capacidade inventiva, está sendo chamado de “Engenheiro do Sertão”.

Com pouco estudo e sem nenhum conhecimento técnico sobre mecânica e eletrônica, Luiz Carlos Dantas, de 28 anos, é o criador de algumas engenhocas curiosas, mas que são bastante úteis para a sua comunidade.

Ele usa peças de bicicletas, canos, madeiras e outros materiais e utensílios, ele desenvolveu, com a ajuda de um dos seus irmãos,uma máquina de perfurar poços e outra que bombeia a água do solo.

O trabalho que seria exclusivamente braçal e exaustivo se tornou semimanual, no caso da perfuratriz, e automático para o bombeamento de água. Com isso as tarefas ficaram bem mais leves para ele e sua família.

O Engenheiro do Sertão garante que, apesar da aparência frágil de suas criações, elas são bastante eficientes e resistentes, e graças a elas o cenário de seca no sítio Cacimba Nova ganhou tons de verde das plantações irrigadas. “Foi criada de cabeça essa máquina”.
Mas a sua invenção mais famosa é mesmo este… digamos… automóvel. Vendo assim, parece até uma espécie de carroça motorizada, mas o autor do invento mostra que o princípio funcional da máquina é mesmo o de um carro, inclusive ela é movida a gasolina e foi construída com peças de uma motocicleta. “Foi feita para levar mais coisas”.

Luiz Carlos, que mora com os pais e mais dois irmãos, contou que desde criança gosta de mexer em engrenagens para aprender a montar e consertar máquinas. Mas o que antes era apenas uma brincadeira de menino acabou se tornando uma habilidade útil para o dia-a-dia.
Dona Maria do Socorro, mãe de Luiz Carlos, lembrou que o filho sempre sonhou em construir um sistema artesanal que ajudasse a distribuir água para a sua comunidade e manter a produção agrícola mesmo em tempos de seca.

“Ele era muito inteligente. Queria fazer tudo e saber de tudo. Daí disse que ia fazer um poço para plantar frutas e deu certo. Hoje temos várias plantações”, confidenciou a mãe.

As invenções do Engenheiro do Sertão viraram uma atração à parte no sítio Cacimba Nova. Para seu José Alves, primo de Luiz Carlos, a criatividade do jovem é um dom divino.

WSCOM Online


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp